22/08/2023



Geral Guarapuava

Dia Mundial da Conscientização do Autismo será lembrado em Guarapuava

imagem-130658

Rogério Thomas

Guarapuava – O Dia Mundial da Conscientização do Autista, que acontece no próximo domingo (02), também será lembrado em Guarapuava.

O assunto foi divulgado pelo vereador Professor Serjão, durante o seu pronunciamento na sessão da última terça feira (28). De acordo com o vereador, a programação em Guarapuava terá como objetivo conscientizar a população sobre o autismo. “São pessoas especiais e que merecem ter uma ótima qualidade de vida. Atividades como esta, que chama a atenção para a síndrome, são fundamentais, pois o autismo é mais comum do que se pensa”, afirmou Professor Serjão.

PROGRAMAÇÃO

Confira a programação em Guarapuava:

– Dia 31 de março – Sessão de cinema na Unicentro, a partir das 19h30;

– Dia 1º de abril – Caminhada com saída da Praça Cleve, seguindo até o Parque do Lago, a partir das 09h30;

– Dia 02 de abril (Dia Mundial da Conscientização) – Tarde recreativa nas dependências do 16º BPM, entre às 14h e 17h.

Os eventos deste final de semana em Guarapuava estão sendo organizados pela Associação Guarapuavana Mundo Azul (Agma).

O QUE É AUTISMO?

O autismo é uma síndrome complexa e muito mais comum do que se pensa. Atualmente, o número mais aceito no mundo é a estatística do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão do governo dos Estados Unidos: uma criança com autismo para cada 110.

Estima-se que esse número possa chegar a 2 milhões de autistas no país. No mundo, segundo a ONU, acredita-se ter mais de 70 milhões de pessoas com autismo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com autismo.

O autismo faz parte de um grupo de desordens do cérebro chamado de transtorno invasivo do desenvolvimento (TID) – também conhecido como transtorno global do desenvolvimento (TGD). Para muitos, o autismo remete à imagem dos casos mais graves, mas há vários níveis dentro do espectro autista. Nos limites dessa variação, há desde casos com sérios comprometimentos do cérebro além de raros casos com diversas habilidades mentais, como a Síndrome de Asperger (um tipo leve de autismo) – atribuído inclusive aos gênios Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Mozart e Einstein. Mas é preciso desfazer o mito de que todo autista tem um “superpoder”. Os casos de genialidade são raríssimos.

A medicina e a ciência de um modo geral sabem muito pouco sobre o autismo, descrito pela primeira vez em 1943 e somente em 1993 é que foi incluído na Classificação Internacional de Doenças (CID 10) da Organização Mundial da Saúde como um transtorno invasivo do desenvolvimento. Muitas pesquisas ao redor do mundo tentam descobrir causas, intervenções mais eficazes e a tão esperada cura. Atualmente diversos tratamentos podem tornar a qualidade de vida da pessoa com autismo sensivelmente melhor.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo