22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Paraná

Dia Mundial do Doador de Sangue alerta para necessidade de doadores

O estoque de sangue no Hemocentro de Guarapuava está sob controle. Mas o Estado enfrenta uma situação crítica devido as baixas temperaturas

image00012_1_0

Dia Mundial do Doador de Sangue alerta para necessidade de doadores (Foto: Arquivo/Sesa)

Ao todo, cerca de cinco litros de sangue circulam no corpo humano. No entanto, apenas uma pequena parte desta quantidade pode salvar várias vidas. Isso porque, uma bolsa de sangue de aproximadamente 450 milímetros é suficiente para salvar quatro vidas.

No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta terça (14), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) faz um alerta para que os doares compareçam nas unidades de coleta do Estado. Isso porque a partir de junho, com as baixas temperaturas, o número de doações costuma cair, comprometendo os estoques de sangue dos hemonúcleos.

De acordo com o diretor do Hemocentro Regional de Guarapuava, Fernando Guiné, atualmente, os estoques estão sob controle na Região. Sendo assim, em celebração ao dia do doador, o Hemocentro promoveu hoje (14) uma ação no Hospital Semellweiss, na Colônia Vitória. A equipe fez uma coleta externa com doadores previamente cadastrados.

(Foto: Hemocentro)

Por outro lado, no Paraná a realidade é outra, estando 30% abaixo do necessário. De acordo com a diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza, atualmente os estoques estão com uma média de 35% abaixo do necessário. “Estamos em situação crítica para alguns tipos sanguíneos (O-, O+, A- e B-), outros tipos em situação adequada a estável, porém é importantíssimo que tenhamos uma regularidade no número de doações para suprir a demanda em todo Estado”.

COLETA DE SANGUE

Para manter o estoque adequado do banco de sangue são necessárias muitas doações. Portanto, o ideal é que cada pessoa doe pelo menos duas vezes ao ano. De acordo com a Secretaria da Saúde, os homens podem doar a cada dois meses, quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, num máximo de três doações ao ano.

Assim, depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio). Em seguida, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação. Por isso, também é importante ressaltar a validade da doação com antecedência, uma vez que, após a coleta, o sangue pode levar até 48h para ser liberado.

PARA DOAR

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 51 quilos. Além de estar alimentado e hidratado. Para isso, é necessário evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação e apresentar documento oficial com foto.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo