22/08/2023
Saúde

Dia Nacional de Combate à Asma alerta sobre os riscos da doença e a importância do tratamento

É durante o período mais frio do ano, quando o ar seco e o aumento da poluição são mais presentes, que a asma e as outras doenças respiratórias aparecem com maior frequência. Nessa sexta-feira, dia 21 de junho, primeiro dia oficial do inverno, é também celebrado o Dia Nacional de Controle à Asma.

A asma, uma doença crônica, aparece com episódios recorrentes de chiado, falta de ar, pressão torácica e tosse seca, principalmente à noite ou no início da manhã. Esses acontecimentos são uma consequência da obstrução das vias aéreas e podem melhorar espontaneamente ou com tratamento. Com a asma, expirar é mais difícil do que inspirar, porque o ar permanece nos pulmões provocando a sensação de sufoco.

Por ser uma doença comum, a asma acomete cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que a prevalência está aumentando, principalmente entre as crianças. Sua causa ainda não foi completamente compreendida; em algumas crianças os sintomas desaparecem ao longo do tempo, já em outras, só com os medicamentos indicados pelo médico.

São vários os fatores que podem desencadear as crises de asma: predisposição genética, mudanças climáticas, infecções virais, fumaça de cigarro, poeira doméstica, ácaros, fungos, pelos de animais, pólens, produtos químicos e estresse emocional.

Sobre o tratamento

O tratamento da asma é baseado em três tipos de abordagens:

• Ação Educativa: entendimento sobre a doença, seus tratamentos, efeitos colaterais e uso correto de dispositivos inalatórios.

• Cuidados Ambientais: evitar baixa umidade ou exposição em dias com muita poluição e evitar o contato com cigarro.

• Tratamento farmacológico: as medicações para asma podem ser classificadas em duas categorias – medicações de controle/ prevenção e para alívio das crises. Podem ser usadas por via oral, inalatória ou injetáveis.

 

O uso do aerossol

 

Existem muitos mitos com relação ao uso do aerossol, também conhecido como spray ou “bombinha” (via de administração inalatória). Na verdade, há benefícios no uso do aerossol, uma vez que proporciona ao paciente uma dose precisa devido à melhor concentração no pulmão, e pode ser usado por pessoas de todas as idades, desde que indicado e prescrito por um médico (crianças com menos de 5 ou 6 anos podem usar com espaçador).

 

Vantagens do aerossol:

• Efeitos quase imediatos, devido à rapidez com que os medicamentos chegam ao local de ação (interessante no tratamento da crise);

• Efeitos conseguidos com pequenas doses;

• Segurança no tratamento.

Com assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.