22/08/2023
Comunidade Cotidiano Em Alta

Diácono Pablino Torres será ordenado sacerdote em Guarapuava

Celebração do religioso paraguaio, da Congregação dos Estigmatinos, será presidida por Dom Amilton no dia 21 de novembro, na Paróquia Divino Espírito Santo

Diácono Pablino (Foto: Reprodução/Diopuava)

O diácono Pablino Torres Britez, religioso da Congregação dos Estigmatinos, será ordenado sacerdote em uma missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva. A celebração ocorre no próximo dia 21 de novembro, às 19h, na Paróquia Divino Espírito Santo, onde Pablino serve.

Natural do Paraguai, o diácono descobriu a vocação de forma inesperada. Ele conta que, ao acompanhar seu sobrinho adolescente em um retiro, acabou sendo tocado. “Eu não planejava ir, mas Deus já tinha planos para mim. […] Os dias no retiro mexeram muito comigo. No último dia do retiro, durante a missa, senti fortemente o chamado.”

A família dele, que mora em Villeta, localidade próxima a Assunção, o apoiou na decisão, mesmo com a surpresa inicial. Em 2013, aos 38 anos, Pablino ingressou no seminário estigmatino no Paraguai.

FORMAÇÃO E SUPERACÃO

O percurso formativo foi longo e desafiador. “Estava há 25 anos sem estudar. Recomecei o ensino médio, recebi menção de honra e, depois, concluí o curso de Filosofia com os jesuítas, em Assunção”, conta. A rotina era exaustiva, exigindo que ele acordasse às 3h30 da madrugada para pegar o ônibus e chegar à faculdade.

Em 2019, Pablino veio para o Brasil para a etapa do noviciado e, em seguida, iniciou seus estudos em Teologia na PUC-SP. Ele recebeu a ordenação de diácono em 19 de março de 2024, em Corumbataí (SP).

ACOLHIDA EM GUARAPUAVA

O futuro padre destaca o carinho com que foi recebido no Brasil, especialmente em Guarapuava. “Sinto-me bem acolhido em todos os lugares por onde passei. […] Aqui em Guarapuava, sinto-me em casa. Amo o povo e o clima desta cidade”, diz ele, que atua ao lado do padre Agripino, colega de seminário.

Para a ordenação sacerdotal, Pablino escolheu o lema “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” (Jo 15,12). Sobre o futuro, ele demonstra confiança. “Gostaria muito de permanecer em Guarapuava, mas isso não depende de mim. Que o Espírito Santo seja o meu guia”.

*Com Diocese de Guarapuava

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.