Conhecidos na Região por conta da Festa anual do Pêssego em Irati, os pessegueiros já cobrem de beleza os pomares no município. De acordo com as informações, a florada teve início em 15 de julho e continua até 30 de setembro. O nascimento das flores representa que o momento da colheita se aproxima. Neste ano, a expectativa é 300 toneladas do fruto nesta safra.
O engenheiro agrônomo Antônio Sidnei Martins, da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar de Irati, ressalta que o grande número de dias frios neste ano, contribuiu para que as plantas tivessem bom florescimento. Desse modo, o resultado é uma boa brotação e produção, e pode trazer boa qualidade para as frutas.
Apesar disso, algumas variedades de ciclo médio, como a chimarrita e fascínio, tiveram problemas na parte inferior das plantas por conta do frio. Entretanto, isto não deve causar nenhum prejuízo para os fruticultores.
Algumas gemas morreram em virtude do excesso de frio. Mas para a maioria das variedades e para a parte de cima das plantas, a quantidade de frio foi suficiente. E com isto, a variedade que tem dificuldade de ter uma boa florada aqui na nossa Região, o chiripá, está com uma florada excelente.
Além disso, ele recomenda que os produtores façam o tratamento das plantas com os produtos indicados por profissionais da agronomia. E ainda façam o manejo de forma correta. Isso para que a produção seja mantida. E as frutas tenham um bom desenvolvimento.
“No caso, no manejo, depois da poda, vem o raleio, que para algumas variedades vai ser mais forte e para outras mais fraco, retirando mais ou menos frutos, além dos tratamentos preventivos para a cultura”.
INCENTIVO
O secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, destaca que a pasta distribuiu neste ano, sete mil mudas de pessegueiro para novos produtores. Assim, o objetivo é melhorar a produtividade dos pomares.
“Com certeza, o agricultor, que espera sempre o fim do ano para a colheita do pêssego para ganhar um pouco mais, verá isto se tornar realidade neste ano”. Gnatkowski ressalta que todos os anos boa parte da safra de pêssegos de Irati é comercializada para outros municípios e estados.
FESTA DO PÊSSEGO
Neste ano, mais uma vez Irati não terá a tradicional Festa do Pêssego, a exemplo do que ocorreu em 2020, por conta da pandemia de covid-19. Entretanto, em dezembro, mês em que se dá o pico da safra, ocorre mais uma edição da Feira do Pêssego.
A feira passa por diversos locais da cidade, como a Feira do Produtor, o Parque Aquático e o Parque da Vila São João. Atualmente, Irati tem cerca de 30 produtores de pêssego. Além disso, a quantidade de produtores de ameixa e de morango também vem crescendo a cada dia, o que possibilita a projeção da instalação de agroindústrias nas comunidades do interior.
Leia outras notícias no Portal RSN.