22/08/2023
Geral

Dicas para comprar o primeiro imóvel

imagem-93719

Conteúdo exclusivo para a RSN

O sonho da casa própria é dividido por muitos brasileiros, mas quando o momento de adquirir o imóvel finalmente chega, é comum surgirem muitas dúvidas. É preciso levar em conta uma série de aspectos antes de fechar o negócio. Para não haver erro, faça uma pesquisa prévia sobre o bairro e ouça com atenção a tudo que o profissional da incorporadora tem a dizer. Não se esqueça de fazer todas as perguntas que julgar necessárias.

Bairro

Qual é o seu perfil? É uma pessoa mais tranquila? Se sim, procure por bairros com pouca circulação de carros, mas que possuam áreas de lazer. Agora, se gostar de muita badalação, é legal escolher pontos da cidade que nunca dormem e que possuam espaço nas ruas para estacionar os veículos, e assim ter a possibilidade de receber os amigos em casa.

Visite as localidades desejadas pelo período da noite para saber se o local possui uma boa iluminação nas vias públicas.

Tipos de moradia

Casa e apartamento são as principais construções disponíveis no mercado. Enquanto a primeira costuma ser procurada pelas pessoas que gostam de mais privacidade e espaço, os apartamentos oferecem mais segurança e recursos, como academia, piscina e churrasqueira.

Na planta, novo ou usado?

Qual é mais vantajoso para você? Imóveis na planta são mais fáceis de adaptar ao seu estilo, os novos oferecem mais opções de lazer, enquanto os usados costumam ser mais baratos.

Transporte público

Verifique se o metrô, trem e ônibus são de fácil acesso na região. As vantagens de utilizar o transporte público aparecerão no final do mês quando for verificar os gastos com combustível.

Hospitais

Ninguém espera ter que usar a rede hospitalar, mas problemas de saúde podem aparecer, principalmente no inverno. Então, morar perto de um pronto-socorro pode ser muito útil.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.