da redação com assessoria de Aline Matos
O carro é muito mais do que um simples meio de transporte. Além de um patrimônio com considerável valor de revenda no mercado, ele também pode ser um item de adoração de seu dono.
A cada dia, as montadoras desenvolvem novas pesquisas e tecnologias para criar e fabricar máquinas cada vez mais bonitas, potentes, sustentáveis e resistentes. A Citroën, por exemplo, equipou seu novo C3 com motor Pure Tech, considerado o mais econômico da atualidade pelo Inmetro. O famoso compacto também conta com um novo design no para-brisa, que aumenta em até 80% o ângulo de visão durante a direção.
E enquanto as gigantes automobilísticas investem em inovações tecnológicas, o dono de um veículo pode adotar alguns cuidados básicos e atitudes simples para promover o melhor desempenho de seus carros e promover sua conservação. Confira:
NA HORA DE ABASTECER
Além de eleger um posto de combustível de confiança, e se possível, só abastecer no mesmo local, também é importante moderar a quantidade de cada abastecida. Enquanto o tanque vazio ou constantemente na reserva pode prejudicar o pleno funcionamento do sistema de injeção, andar com o tanque totalmente cheio adiciona um peso desnecessário ao veículo, fazendo que o motor se esforce mais durante o trajeto.
ATENÇÃO AOS PNEUS
Manter os pneus sempre calibrados, de acordo com as especificações do manual, ajuda a manter um consumo de combustível dentro da normalidade também promovem melhores condições para a estabilidade e a dirigibilidade do carro.
ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO
Rodas desalinhadas e mal balanceadas podem causar uma série de problemas, como desgaste prematuro e deformação dos pneus, vibrações no volante e fazer o carro puxar para os lados durante a direção. Mantenha uma rotina para verificar esses itens e não espere mais do que 10.000 km rodados para realizar esses ajustes.
DE OLHO NO ÓLEO E FLUIDOS
Faça a troca de óleo e filtros de sempre acordo com as recomendações do fabricante. Aproveite as revisões para verificar as condições e o volume do óleo da direção, câmbio, freios, além do nível do líquido de arrefecimento do motor.
CONSIDERE OS AVISOS NO PAINEL
Nunca ignore as luzes de sinalização do painel de seu carro. Caso algum sinal seja emitido, dirija-se o mais rápido possível a uma oficina para verificar o item apontado, já que elas indicam a necessidade de manutenção ou reparo de algum componente.
NÃO FORCE SEU CARRO
Dirija sempre de maneira suave e não abuse da velocidade. É muito melhor manter uma velocidade média e constante para evitar esforço desnecessário do motor, consumo excessivo de combustível e também para facilitar a desaceleração em vez de realizar frenagens bruscas.
NÃO CARREGUE PESO DESNECESSÁRIO
Evite transportar cargas pesadas em seu veículo ou bagagens em excesso. Aproveite para tirar qualquer item desnecessário do porta-malas e deixar o veículo mais leve para rodagem e frenagem, além de aliviar a suspensão.