Da Redação com Assessoria
O botijão de gás é responsável pelo armazenamento do gás liquefeito de petróleo (gás GLP) que é uma substância altamente inflamável. Presente na maioria das casas, o famoso gás de cozinha é responsável por grande parte dos acidentes que podem ser evitados a partir de cuidados básicos.
A segurança inicia no momento da compra através de um fornecedor de confiança e cada detalhe presente no botijão antes, durante e após a instalação não devem ser ignorados. Confira abaixo algumas dicas para usar o produto com segurança.
ESCOLHA CERTA
Na hora de adquirir o botijão de gás certifique-se de que não esteja amassado, enferrujado, com o lacre rompido ou qualquer sinal de danificado. O botijão precisa estar em perfeitas condições, caso contrário não aceite.
É importante verificar também se a marca da distribuidora presente no lacre é a mesmo no corpo do botijão. Essa verificação ajuda a identificar botijões falsos. Não esqueça de verificar a data de validade.
DURANTE A INSTALAÇÃO
Jamais tente emendar uma mangueira em outra para aumentar o seu tamanho, pois isso pode causar sérios vazamentos. Além de verificar o prazo de validade da mangueira, outro cuidado importante é evitar passá-la por trás do fogão, pois o calor pode derreter o material de plástico.
Procure instalar o botijão de preferência em uma área externa, fora da cozinha, pois em casos de vazamento permite que o gás circule. Porém, é importante que o botijão esteja em um ambiente arejado e ao mesmo tempo protegido do calor do sol e chuva.
Mantenha o botijão de gás sempre na vertical e jamais deite ou o incline, muitas pessoas acreditam que isso ajuda a aproveitar melhor o gás, mas na verdade é um mito, pois o consumo é o mesmo. Isso vale tanto na hora do consumo quanto para o armazenamento.
No final da instalação não esqueça de fazer o teste de espuma para conferir se existe algum vazamento. Caso o gás esteja vazando, repita o processo de instalação e, se persistir, leve o botijão para fora de casa e procure a empresa que o forneceu.