Da Redação
Curitiba – A presidente afastada Dilma Rousseff confirmou presença no Circo da Democracia nesta segunda feira (08), às 17 horas, em Curitiba. O circo está montado na Praça Santos Andrade onde permacerá até o dia 15 de agosto, aliando espetáculos circenses e intervenções políticas na luta pelo fortalecimento da democracia. Junto com ela, estará também Marcelo Lavenére, o ex presidente da OAB, conselheiro atual da entidade e autor do processo de impeachment do ex-presidente Collor.
Na programação, além dos debates, acontecem reuniões das entidades, aulas públicas, shows e oficinas. Juventude, justiça, arte, gênero, trabalho, saúde, educação, terra serão alguns dos temas que farão parte do dia a dia do Circo ao longo dos dez dias. Há mais de um mês movimentos sociais e entidades envolvidos organizaram GTS – Grupos de Trabalho, para levantar temas sobre os principais direitos que hoje correm risco com o enfraquecimento da Constituição.
A ideia do Circo da Democracia foi inspirada pelo Circo da Constituinte, realizado também em Curitiba, no ano de 1987 quando várias tendas foram montadas pela cidade para debater propostas para a Constituinte com a população. O lema daépioca também ressurge agora: “É proibido proibir", ous eja qualquer pessoa pode ter ecesso a qualquer hora e sem pagar ingresso.ssos.” Desta forma, a expectativa dos organizadores é promover um amplo fórum popular de debates sobre os rumos da democracia brasileira. Pela grande adesão de diversos setores, o circo também unifica a resistência ao golpe e às tentativas de retiradas de direitos sociais e trabalhistas, protagonizadas pelo governo interino de Michel Temer e pelo Congresso Nacional. As datas coincidem com o período em que o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff deve ser votado no Senado.