22/08/2023
Saúde

Diminuem as notificações de gripe A em Guarapuava

imagem-13550

Guarapuava – Em 2010, foram verificados apenas três casos suspeitos de gripe A na cidade. O número representa uma queda significativa com relação às 802 notificações registradas ano passado. Dos casos suspeitos, 39 pessoas foram confirmadas com a nova gripe, sendo que duas delas morreram – ambas mulheres, uma com 39 anos e outra com 53.

A partir de agora, a atenção para o combate a gripe se volta à vacinação contra o vírus, que deve começar em breve. “No dia 23 receberemos o primeiro lote de vacinas, destinado aos profissionais da saúde que estão em contato com os pacientes suspeitos”, informa o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde de Guarapuava, Fernando Pedrotti. Ele comenta ainda que os demais lotes que serão recebidos também possuem destinação especifica, de acordo com os grupos de risco.

O calendário de vacinação

Ao todo, o Ministério da Saúde distribuirá 83 milhões de doses – uma parte será repassada agora, enquanto a outra ficará guardada para ser distribuída durante o inverno. A divisão das doses se dará de forma proporcional em todos os estados brasileiros, de acordo com a prioridade de cada grupo. O calendário de vacinação no Brasil:

– 8 a 19 de março: profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, motoristas de ambulância, etc) e a população indígena;
– 22 de março a 2 de abril: indivíduos com problemas crônicos (menos idosos) e mulheres grávidas (independentemente do período de gestação);
– 5 a 23 de abril: pessoas com idades entre 20 e 29 anos;
– 24 de abril a 7 de maio: crianças entre 6 meses e 2 anos de idade (meia dose da vacina) ou idosos com doenças crônicas. Idosos sem doenças crônicas receberão a dose da influenza sazonal.

A gripe A no Paraná

O último boletim epidemiológico sobre a doença, emitido pela Secretaria de Saúde do Paraná, confirma 294 mortes ocorridas devido a complicações da doença desde o início da epidemia, em abril de 2009. Só este ano foram registradas cinco mortes. Do total, 55% eram mulheres e 45%, homens. De acordo com o boletim, foram confirmados até agora, no Paraná, 63.893 casos. O número de casos negativos para o vírus foi de 23.148.

Curitiba e região mantêm a liderança nas confirmações de Influenza H1N1 com 15.577 registros da doença, seguidas de Londrina (9.689), Maringá (7.848), Cascavel (4.575), Cornélio Procópio (3.699), Pato Branco (3.553) e Francisco Beltrão (3.457).

Cleyton Lutz – Rede Sul de Notícias

Foto: divulgação

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.