22/08/2023
Geral

"Dinheiro tem, precisamos de áreas para mais casas"

imagem-103109

Cristina Esteche, com Jonas Laskouski e Imagens de Laffite Guimarães

Ruas pavimentadas, redes de água e esgoto sanitário, calçadas, meios-fios, acessibilidade e 500 casas sendo construídas no Residencial 2000. Foi esse o cenário visitado pelo presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion, na manhã desta quinta feira (19), em Guarapuava. Acompanhado pelo prefeito Cesar Silvestri Filho, pela deputada estadual Cristina Silvestri, pelo secretário municipal de Habitação Flavio Alexandre e pelo diretor regional da Cohapar Paulo Dirceu Rosa de Souza, Lupion esteve também nos condomínios São Francisco e Priscila, ambos no Jardim Patrícia, na periferia da cidade. São 80 apartamentos em cada condomínio, que estão em fase de conclusão.

Mas o Governo do Estado reserva mais unidades habitacionais para o município. De acordo com Lupion, o município busca novas áreas para viabilizar mais moradias para Guarapuava. “Dinheiro tem, precisamos de terrenos para construir mais casas”, assegurou.

Para o prefeito, apesar do cenário político e econômico não ser favorável a novos investimentos, a administração procura se adaptar ao momento, não se esquecendo do compromisso assumido com a população. “Apesar das dificuldades do Governo Federal somente nos últimos três anos estamos fazendo o dobro do que tinha sido realizado nos últimos oito anos, quando o ex-prefeito [Fernando Carli] pegou o início do programa Minha Casa Minha Vida”.

As obras no Residencial 2000 foram retomadas após um ano de paralisação motivada pelo abandono por parte da empresa que tinha vencido a licitação. Porém, a administração municipal aportou R$ 1 milhão, enquanto a Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg) entrou com mais R$ 685 mil e as obras foram retomadas. Parte das casas, 97 unidades, serão entregues no dia 16 de dezembro, segundo informou Lupion à Rede Sul de Notícias. As demais unidades serão entregues até agosto de 2016.

CASAS EM CONSTRUÇÃO

500 unidades no Residencial 2000

90 apartamentos no Condomínio Priscila

90 apartamentos no Condomínio São Francisco

JÁ ENTREGUES

64 apartamentos no Jardim Patrícia

EM PROJETO

97 unidades em Entre Rios

500 unidades no Jardim das Américas

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.