sexta-feira, 18 de jul. de 2025
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Diocese de Guarapuava celebra 59 anos de evangelização nesta quinta (26)

Além disso, a Diocese se prepara para o Jubileu dos 60 anos, em 2026. O Ano Jubilar é uma oportunidade para intensificar a vivência da fé

Diocese de Guarapuava celebra 59 anos de evangelização nesta quinta (26) (Foto: Arquivo/RSN)

Nesta quinta (26), a Diocese de Guarapuava celebra 59 anos de história, fé e missão. Criada pela Bula Christi Vices, do Papa São Paulo VI, em 16 de dezembro de 1965, a instalação da diocese ocorreu oficialmente em 26 de junho de 1966, desmembrada das dioceses de Ponta Grossa, Campo Mourão e Toledo. Desde então, tem sido presença viva da Igreja no coração do Paraná, sendo referência pastoral na Região Centro-Sul do estado.

Atualmente sob o pastoreio de Dom Amilton Manoel da Silva, a Diocese de Guarapuava é composta por 48 paróquias e 1.026 comunidades, organizadas em quatro decanatos, Centro, Pinhão, Laranjeiras e Pitanga. A ação pastoral conta com o trabalho dedicado de 102 sacerdotes, dois diáconos permanentes, quatro irmãos consagrados e 47 religiosos (as).

Com uma área de 27.360,2 km² e uma população de aproximadamente 568 mil habitantes, a diocese abrange 31 municípios paranaenses, fazendo fronteira com as dioceses de Ponta Grossa e de Cascavel. Ao longo dessas quase seis décadas, antecederam Dom Amilton importantes pastores da Igreja. O primeiro bispo diocesano foi Dom Frederico Helmel, SVD (1966–1986). Posteriormente, Dom Albano Bortoletto Cavallin (1986–1992). De 1992 até 1995, Pe. Cassiano Waldner foi o responsável. Em 1995 Dom Giovanni Zerbini assumiu. Por fim, Dom Antônio Wagner da Silva, que iniciou como bispo coadjutor em 2000 e assumiu como diocesano em 2003.

ANO JUBILAR EM 2026

Além de celebrar a caminhada, a Diocese de Guarapuava volta a atenção com esperança e entusiasmo para o Jubileu dos 60 anos, que ocorre em 2026. O Ano Jubilar será uma oportunidade para intensificar a vivência da fé, renovar o compromisso missionário e recordar os frutos colhidos desde a instalação da diocese.

Em espírito de comunhão e gratidão, o povo de Deus se une em oração e celebração, rendendo graças por quase seis décadas de presença evangelizadora. “Todas as paróquias que têm missa hoje rezarão pela diocese. O ano que vem sim, haverá uma programação especial do jubileu de 60 anos”.

Por fim, a diocese pede que Nossa Senhora de Belém, padroeira diocesana, continue guiando os passos da Diocese de Guarapuava.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Jornalista formada em 2024 pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.