22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Diocese de Guarapuava celebra 59 anos de evangelização nesta quinta (26)

Além disso, a Diocese se prepara para o Jubileu dos 60 anos, em 2026. O Ano Jubilar é uma oportunidade para intensificar a vivência da fé

Diocese de Guarapuava celebra 59 anos de evangelização nesta quinta (26) (Foto: Arquivo/RSN)

Nesta quinta (26), a Diocese de Guarapuava celebra 59 anos de história, fé e missão. Criada pela Bula Christi Vices, do Papa São Paulo VI, em 16 de dezembro de 1965, a instalação da diocese ocorreu oficialmente em 26 de junho de 1966, desmembrada das dioceses de Ponta Grossa, Campo Mourão e Toledo. Desde então, tem sido presença viva da Igreja no coração do Paraná, sendo referência pastoral na Região Centro-Sul do estado.

Atualmente sob o pastoreio de Dom Amilton Manoel da Silva, a Diocese de Guarapuava é composta por 48 paróquias e 1.026 comunidades, organizadas em quatro decanatos, Centro, Pinhão, Laranjeiras e Pitanga. A ação pastoral conta com o trabalho dedicado de 102 sacerdotes, dois diáconos permanentes, quatro irmãos consagrados e 47 religiosos (as).

Com uma área de 27.360,2 km² e uma população de aproximadamente 568 mil habitantes, a diocese abrange 31 municípios paranaenses, fazendo fronteira com as dioceses de Ponta Grossa e de Cascavel. Ao longo dessas quase seis décadas, antecederam Dom Amilton importantes pastores da Igreja. O primeiro bispo diocesano foi Dom Frederico Helmel, SVD (1966–1986). Posteriormente, Dom Albano Bortoletto Cavallin (1986–1992). De 1992 até 1995, Pe. Cassiano Waldner foi o responsável. Em 1995 Dom Giovanni Zerbini assumiu. Por fim, Dom Antônio Wagner da Silva, que iniciou como bispo coadjutor em 2000 e assumiu como diocesano em 2003.

ANO JUBILAR EM 2026

Além de celebrar a caminhada, a Diocese de Guarapuava volta a atenção com esperança e entusiasmo para o Jubileu dos 60 anos, que ocorre em 2026. O Ano Jubilar será uma oportunidade para intensificar a vivência da fé, renovar o compromisso missionário e recordar os frutos colhidos desde a instalação da diocese.

Em espírito de comunhão e gratidão, o povo de Deus se une em oração e celebração, rendendo graças por quase seis décadas de presença evangelizadora. “Todas as paróquias que têm missa hoje rezarão pela diocese. O ano que vem sim, haverá uma programação especial do jubileu de 60 anos”.

Por fim, a diocese pede que Nossa Senhora de Belém, padroeira diocesana, continue guiando os passos da Diocese de Guarapuava.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.