A Semana Santa deste ano na Diocese de Guarapuava vai ser diferente. De acordo com as informações, há programação de quatro Missas dos Santos Óleos, Renovações das Promessas Sacerdotais e entregas dos relatórios do Sínodo dos Bispos.
Conforme a Diocese, a Missa dos Santos Óleos, também chamada “Missa do Crisma” ou “Missa da Unidade”, é um dos momentos “mais importantes e bonitos na caminhada de uma diocese”. Isso porque, na ocasião, ocorre a benção dos óleos utilizados nos batismos e unção dos enfermos em todas as paróquias. Dessa forma, também há consagração do óleo da crisma. Bem como, é nessa celebração que os padres renovam as promessas sacerdotais perante o bispo diocesano.
Tradicionalmente, a diocese de Guarapuava fazia apenas uma celebração na Quinta-Feira Santa para todas as paróquias, na Catedral Nossa Senhora de Belém. Contudo, por conta da pandemia,, em 2020 e 2021 as Missas precisaram ocorrer em dias diferentes e sem a presença da comunidade.
Por isso, para facilitar a participação de mais pessoas, a partir deste ano, ocorre anualmente quatro Missas dos Santos Óleos e das Renovações Sacerdotais, uma para cada decanato. Dom Amilton Manoel da Silva, CP, presidirá todas as celebrações.
Confira a programação deste ano:
11 de abril (segunda) – Decanato Pinhão – Paróquia Divino Espírito Santo
12 de abril (terça) – Decanato Pitanga – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
13 de abril (quarta) – Decanato Laranjeiras – Paróquia Sant’Ana
14 de abril (quinta) – Decanato Centro – Catedral Nossa Senhora de Belém
SÍNODO DOS BISPOS
Todas as comunidades da diocese de Guarapuava estão participando do Sínodo dos Bispos, divulgando a realidade local e dizendo o que esperam do futuro. A iniciativa do Papa Francisco busca escutar os fiéis e entender como caminham juntos, enquanto Igreja.
De acordo com a Diocese, as entregas dos relatórios paroquiais devem ocorrer nas Missas dos Santos Óleos e todas as comunidades devem enviar representantes. “Em posse destes relatórios, a equipe diocesana produzirá uma síntese que será entregue para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)”.
É esperado da diocese de Guarapuava um documento bonito, marcado pela pluralidade de opiniões, já que devido à localização e tamanho geográfico dentro do Estado do Paraná, aqui vivem pessoas com histórias, etnias, sotaques e visões de mundo diferentes. Se Sínodo significa “caminhar juntos”, na diocese o faremos seguindo o exemplo do Senhor, que fará “corações arderem” (Cf. Lc 24, 32).
Leia outras notícias no Portal RSN.