Desde o dia 17 de outubro de 2021 a diocese de Guarapuava, bem como todas as outras dioceses do mundo, passam por um momento histórico. Trata-se do Sínodo dos Bispos, iniciativa do Papa Francisco para escutar os fiéis e entender como a Igreja caminha.
Desse modo, todas as comunidades da diocese de Guarapuava estão participando, divulgando as realidades locais e dizendo o que esperam do futuro. As entregas dos relatórios paroquiais ocorrerão em três Missas, e todas as comunidades devem enviar representantes.
Conforme a Diocese, em posse destes relatórios, a equipe diocesana produzirá uma síntese que será entregue para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Semana Santa – que antecede a Festa da Páscoa – começa nesta segunda (11).
PROGRAMAÇÃO
Segunda (11) às 19h30
Decanatos Centro e Pinhão
Santuário Nossa Senhora Aparecida em Guarapuava
Terça (12) às 19h30
Decanato Pitanga
Paróquia Sant’Ana em Pitanga
Quarta (13) às 19h30
Decanato Laranjeiras
Paróquia Sant’Ana em Laranjeiras do Sul
É esperado da diocese de Guarapuava um documento marcado pela pluralidade de opiniões, já que devido à localização e tamanho geográfico dentro do Estado do Paraná, aqui vivem pessoas com histórias, etnias, sotaques e visões de mundo diferentes.
Desse modo, os fiéis podem procurar as secretarias das paróquias para ficar por dentro das programações das viagens às cidades onde as Missas serão celebradas. Dada a singularidade e amplitude do Sínodo dos Bispos, estas festas serão únicas.
MISSA DOS SANTOS ÓLEOS
De acordo com a Diocese, a “Missa dos Santos Óleos”, também chamada “Missa do Crisma” ou “Missa da Unidade”, é um dos momentos mais importantes e bonitos na caminhada de uma diocese. Na ocasião, são abençoados os óleos que serão utilizados nos batismos e unção dos enfermos em todas as paróquias.
Também é consagrado o óleo da crisma. É nessa celebração que os padres renovam as promessas de sacerdotais, perante o bispo diocesano. Por conta da pandemia em 2020 e 2021 as Missas não puderam ter a presença da comunidade.
Contudo este ano, com a baixa considerável dos números da doença e a flexibilização das normas sanitárias, por parte do governo do Paraná, todos os padres poderão novamente se reunir na Catedral Nossa Senhora de Belém.
Por fim, a Missa será na Quinta-Feira Santa (14), às 9h30.
Leia outras notícias no Portal RSN.