Quem passou pelo Calçadão da XV de Novembro, no Centro de Guarapuava na manhã deste sábado (25) pode participar de ‘adesivaço’ do movimento Direita Guarapuava. O ato serviu como divulgação da mobilização convocada para este domingo (26), a partir das 14h, na Praça Cleve. A exemplo do que acontece no país inteiro, os “bolsonaristas” vão demonstrar apoio ao Governo.
“Vamos nos concentrar na Praça Cleve e depois pretendemos sair em caminhada até o Parque do Lago”, disse um dos coordenadores do Direita Guarapuava, Felipe Sauer. A expectativa é de que a mobilização reúna entre três e cinco mil participantes. “Estamos mobilizados pelas redes sociais, e em diversos grupos”.
A rede pró-Bolsonaro ganhou corpo nos últimos dias após a mobilização da oposição ao presidente que levou às ruas no dia 15 de maio milhares de ativistas. O protesto foi contra os cortes na educação. A declaração feita por Bolsonaro de que o Brasil é “ingovernável fora dos conchavos”, também aumentou o tom das manifestações.
Já por parte do Governo, o tom foi baixado durante a semana, por causa da dissidência entre movimentos e políticos da base governista. A convocação inicial pedia adesão pelo fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Porém, a semana foi marcada por dissidência, briga no PSL, anúncio de que o presidente participaria do ato deste domingo. Porém, ele mesmo anunciou a desistência da ideia. Quem participar em Guarapuava deve vestir a camiseta do Direita Guarapuava, do Bolsonaro ou cores da bandeira brasileira.