O curso de Direito da Faculdade Campo Real está desenvolvendo um novo projeto inovador envolvendo alunos e professores.
Trata-se do "Botekis Legalis", iniciado no segundo semestre se 2011, que realiza seus encontros em um estabelecimento próximo à faculdade, mensalmente, após as aulas, ou seja, às 22h40min.
De acordo com a professora Patrícia Melhem, os grupos de aproximadamente 20 alunos, são orientados anteriormente sobre as leituras que devem realizar para o encontro e, quando das reuniões, os professores iniciam as discussões apresentando o tema proposto.
A primeira sessão abordou o tema "Criminologia Cultural e Rock", apresentado pela professora Patrícia Melhem, tratando do tema com vídeos e músicas que o ilustravam.
Já foram tratadas também as obras "Rebelião das Massas" de Ortega y Gasset, bem como o "1984" de George Orwell.
Segundo a professora Patrícia, é uma idéia inovadora, que permite o contato entre alunos dos diversos semestres do curso, confraternizando entre si e com professores que talvez ainda não conhecem em sala de aula. “A discussão sempre é séria e se prolonga noite à dentro, chamando a atenção dos demais frequentadores do local”, assegura a professora.
Foi criada uma logomarca do projeto, que alude tanto ao direito (com os louros e martelos), quanto ao ambiente do "boteco", homenageando o personagem Mussum de Os Trapalhões, e seus jargões de certa forma parecidos com os jargões jurídicos que utilizam o latim. Assim nasceu o nome: Botekis Legalis.
O próximo encontro será na terça, 8 de novembro. O tema é um artigo do provocador filósofo Olavo de Carvalho, sobre a inversão dos papéis de réu e vítima na abordagem do crime por muitos autores brasileiros.