22/08/2023


Brasil Mundo Saúde

Diretora-adjunta da OMS diz que ‘nova pandemia já é considerada inevitável’

Simão diz que a OMS terá uma Assembleia Mundial de Saúde em novembro em que será discutida a possibilidade de desenvolver um "tratado para pandemias"

mariangela simão

Simão diz que a OMS terá uma Assembleia Mundial de Saúde em novembro para discutir um “tratado para pandemias” (Foto: Reprodução/OMS)

A diretora-geral adjunta da Organização Mundial de Saúde, Mariângela Simão, afirmou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) prepara um “tratado sobre pandemias” e que um novo fenômeno pandêmico é apenas “uma questão de tempo”. De acordo com Mariângela Simão, uma nova pandemia é “inevitável” e a questão é “quando ela vai acontecer”.

Desse modo, Simão diz que a OMS terá uma Assembleia Mundial de Saúde em novembro. Na oportunidade haverá discussão da possibilidade de desenvolver um “tratado para pandemias”. A decisão, segundo ela, ainda não precisa de aprovação. Contudo o tema circula entre os países.

Ainda de acordo com ela, o tratado é importante por reforçar o papel da OMS em uma situação de emergência. Além, disso, porque “cria uma série de formalidades que os países e o setor privado têm que tomar no caso de uma emergência como uma pandemia mundial”.

Essa pandemia, depois da gripe espanhola, foi a mais impactante e é também uma constatação: acho que o mundo precisa acordar porque a gente vê que não apenas os países em desenvolvimento acabaram afetados. Afetou o mundo todo, ninguém estava preparado. A Assembleia Mundial de Saúde agora em novembro estará discutindo a possibilidade de desenvolver um tratado para pandemias.

Leia outras notícias no Portal RSN.

(*Com informações do G1)

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo