Ao contrário do que divulgado em jornais de Curitiba, o Diretório Municipal do PMDB em Guarapuava não sofreu nenhuma intervenção da cúpula estadual. De acordo com o deputado estadual Artagão Junior, que preside o partido no município, a inclusão foi equivocada. “Tanto é que a lista que constava no site do partido foi retirada para que esse erro fosse retificado”.
De acordo com o peemedebista, o Diretório De Guarapuava teve uma participação ativa nas eleições de 2012 elegendo um vereador. “A intervenção aconteceu em provisórias e diretórios que colocaram o partido como sigla de aluguel nas últimas eleições”. Na região de Guarapuava foi o caso de Candói e Cantagalo, que segundo o parlamentar, são liderados pelo também deputado Nereu Moura.
A “oxigenação” pelo qual o PMDB passa no Estado é uma das discussões internas do Diretório em Guarapuava. Com 1,3 mil filiados a intenção do comissão executiva local é promover uma campanha de refiliação. “Há muitos filiados antigos que não aparecem. Queremos que os peemedebistas de Guarapuava sejam pro ativos, participem das decisões e dos processos eleitorais”. Para isso, serão realizadas reuniões mensais, entre outros eventos. “Não queremos um volume gigantesco de filiados, mas uma mobilização para que tenhamos uma participação efetiva dos peemedebistas”.