22/08/2023
Guarapuava Política

Dividida, Rede define eleições nesta terça

imagem-113725

Cristina Esteche

Guarapuava – Membros da Rede Sustentabilidade se reúnem às 18h30 desta terça feira (21), em Guarapuava, para deliberação de qual será a postura do partido nas eleições municipais deste ano. O encontro será no Colégio Fera.

Há uma divisão interna. O grupo liderado pelo professor Claudio Andrade defende a não participação da Rede no pleito. O que pesa nessa defesa é a falta de estrutura para a campanha. Com cerca de 50 filiados, 12 segundos de tempo na rádio e na tevê, pouco recurso financeiro em caixa, e cerca de seis candidato ao Legislativo Municipal, a Rede não teria competitividade. Já, a vertente liderada por Fernando Botelho defende a candidatura própria com a “dobradinha”  João Alberto Nieckars e Gidalti Bueno.

Outro nome que vinha sendo cogitado para encabeçar a majoritária é o do professor Claudio Andrade, mas ele não se desincompatibilizou da função que exerce na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O prazo final encerrou-se em 2 de junho. Portanto, é pré candidatura descartada, ficando no páreo apenas João e Gidalti.

De acordo com Nieckars, a decisão entre as duas colocações será do colegiado. “Tudo será decidido na noite de hoje [terça]”. Porém, a aceitação para disputar as eleições está condicionada a dois pontos, segundo Nieckars.

A primeira é a pré candidatura do ex-prefeito Fernando Ribas Carli, pelo PP; a segunda, é a disposição dos filiados em encarar a campanha eleitoral.

“Se o Carli [Fernando] for candidato, o espaço entre o eleitorado ficará pequeno e aí não será interessante para o nosso partido, já que o nosso objetivo hoje é fortalecer a Rede Sustentabilidade com um bom posicionamento nas eleições. Agora se ele [Carli] não for candidato, os dois principais candidatos serão o Cesar [Silvestri Filho] e o Antenor [Gomes de Lima], sobrando espaço e votos para serem compartilhados”.

Segundo Nieckars, a Rede Sustentabilidade prega uma nova política para Guarapuava e o partido não abrirá mão desse conceito. “Vamos ficar longe de qualquer apoio às oligarquias”, discursa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.