Curitiba – O número de inscritos no concurso para soldado da Polícia Militar, que terá sua primeira prova aplicada no dia 7 de fevereiro, bateu recorde se comparado com concursos anteriores oferecidos pela instituição. Ao todo foram 68.309 inscrições pagas, sendo que destas, 58.220 são para policiais militares e 10.089 são para bombeiros. Os números foram informados na última segunda-feira, dia 28, pelo Centro de Recrutamento e Seleção da Polícia Militar.
A partir do dia 15 de janeiro, no site da Universidade Estadual de Londrina (UEL), haverá a relação nominal dos inscritos. O número de inscritos ainda poderá aumentar, pois algumas pessoas estão nos informando que não conseguiram acessar o site da UEL e ver suas inscrições homologadas, porém possuem o comprovante de pagamento da taxa, explica o chefe do Centro de Recrutamento e Seleção da Polícia Militar, major Maurício César de Moraes. Assim, será necessário aguardar o retorno de atividades da UEL, para que haja uma resposta quanto a esses casos, bem como o número preciso de inscritos, completa.
Ele lembra ainda que os responsáveis pela homologação das inscrições são a própria Universidade e o banco onde foram efetuados os pagamentos. Com esse número inicial de 68.309 candidatos, a concorrência estabelecida por vaga é de 53 para policiais militares e 25 para bombeiros militares. Esta alta procura mostra o grau de confiabilidade da população na Polícia Militar, garante o comandante-geral da PM, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens.
Vagas e provas
O concurso para soldado oferece 1.100 vagas na carreira policial militar e 400 na de bombeiro militar. A prova escrita será realizada nas cidades de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá. Uma vez classificado, o candidato será submetido aos exames de capacidade física e psicopatológica. Após passar pelas provas, fará parte do Curso de Formação de Soldados. O aluno denominado soldado de segunda classe terá a remuneração de R$ 981,91, além de fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica. Depois de formado, o soldado de primeira classe passa a receber salário de R$ 1.818,13.
Fonte: Agência Estadual de Notícias