22/08/2023


Cotidiano Guarapuava Saúde

Doação de órgãos de uma única pessoa pode salvar até oito vidas

Setembro é o mês de sensibilização sobre a Doação de Órgãos e o Hospital São Vicente programou ações para falar sobre a importância do tema

coração-doa-órgãos

Setembro Verde é o mês de sensibilização sobre a Doação de Órgãos (Imagem: Reprodução/Freepik)

O mês de setembro traz diversos temas de conscientização, como a prevenção do suicídio, do câncer de intestino e, também da luta pela inclusão social. Além disso, o Setembro Verde se volta para a sensibilização sobre a doação de órgãos.

Em Guarapuava, o Hospital São Vicente (HSV) programou ações para falar sobre a importância do tema. Somente em 2021, o Hospital fez o procedimento de 11 doações de órgãos ao total. Esse ano, também já ocorreram diversos protocolos de atendimento.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é referência mundial na área de transplantes e tem o maior sistema público de transplantes do mundo. Atualmente, cerca de 96% dos procedimentos de todo o país recebem financiamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Por isso, em números absolutos, o Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Isso porque os pacientes recebem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante, pela rede pública de saúde.

Outro dado importante é que a doação de órgãos e tecidos de uma única pessoa pode salvar até oito vidas. Dessa forma, um possível doador não precisa deixar nada por escrito, apenas deve manifestar esse desejo para familiares. Assim, eles devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte, caso haja a possibilidade de doar.

Contudo, isso só ocorre em casos em que há constatação da morte encefálica e quando uma ou mais partes do corpo (órgãos ou tecidos), estejam em condições de serem aproveitadas para transplante. Há possibilidade de doar córneas, coração, pulmões, rins, fígado e pâncreas. Bem como ossos, medula óssea, pele e valvas cardíacas.

EM GUARAPUAVA

O Hospital São Vicente prepara atividades de conscientização para o mês, por meio da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). As ações ocorrem com colaboradores do HSV e com a comunidade para falar sobre a importância do tema.

Uma das atividades ocorre às 14h do dia 27 de setembro, quando comemora-se o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Na ocasião, a equipe da CIHDOTT vai homenagear as famílias dos doadores de 2021 e 2022 no auditório do Centro Universitário UniGuairacá.

COMISSÃO

A CIHDOTT é formada por enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais do Hospital São Vicente de Paulo. A equipe acompanha a família do paciente potencial doador. Assim, orienta quanto aos procedimentos necessários e dá toda a assistência. Afinal, é um momento delicado para a família.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo