Da Redação, com SEET
A história dos jogos oficiais do estado do Paraná, como Jogos Escolares e Jogos Abertos, vai ganhar destaque no arquivo histórico da Secretaria do Esporte e Turismo (SEET). Isso porque o departamento de Controle Interno da SEET acaba de colocar em prática o Programa de Gestão Documental da secretaria. A base do programa é localizar, recuperar e expor ao público, documentações dos jogos, bem como resultados das competições, súmulas, lista de atletas, etc.
“O trabalho é extremamente importante não só para nós, mas principalmente para as gerações futuras”, ressalta a chefe do Controle Interno, Adriana Porto, ao site da Secretaria de Esportes do Paraná. A servidora ressalta que o trabalho começou timidamente em 2013, com o levantamento e organização dos documentos do setor de licitação. Mas a grande expectativa é quanto à localização dos documentos históricos.
O servidor do Controle Interno Maurício de Souza Pereira, que foi um dos responsáveis por organizar o arquivo da rádio e TV EParaná, emissora pública do Estado, também trabalha no projeto. “Com a experiência que tive, ao chegar à secretaria, percebi que o caminho seria a implantação do programa na Pasta”, relembra.
Para colocar o projeto em prática, o Programa conta com o apoio de voluntários, através do Centro de Ação Voluntária (CAV). A historiadora Marina Braga Carneiro foi a primeira a se interessar pelo trabalho. “Terminei o mestrado e, enquanto aguardo a definição do doutorado, comecei a trabalhar com pesquisa de arquivos históricos”, diz. “Quando vi a oportunidade, percebi que era exatamente na área em que eu queria trabalhar”, afirma.
De acordo com o secretário do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício, o incentivo às parcerias é uma das propostas da SEET. “Os voluntários que decidiram trabalhar conosco neste programa estão prestando um importante serviço para a comunidade esportiva do Paraná e para toda a sociedade”, comentou. “Ao concluirmos o programa, teremos resgatado uma grande parte da história do esporte paranaense. Somente os nossos jogos oficiais reúnem milhares de atletas a cada ano e o rico acervo desse material precisa ser resgatado e disponibilizado para toda a população”, concluiu.