22/08/2023

Documentário sobre benzedeiras do PR estreia no sábado (24)

imagem-18621

Um projeto proposto pela fotógrafa e antropóloga Geslline Giovana Braga, que resultou na produção de um videodocumentário, fez uma leitura dos altares de benzedeiras como instalações de arte contemporânea, notando as subjetividades, atribuições simbólicas, construção de significados, funções ritualísticas e o uso da fotografia. Essa tradição também foi registrada em Guarapuava e resultou no registro   que será apresentado, inicialmente, em Rebouças, neste sábado (24)  às 11h30, num evento da Rede Puxirão com as benzedeiras desse município. Em data  e local a serem definidos o vídeo será mostrado em Guarapuava. 
A projeto de Geslline foi contemplado pela  “Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre as Interfaces dos Conteúdos Artísticos e Culturas Populares”, com o objetivo principal de “aperfeiçoar a formação de críticos de arte, voltados para a reflexão sobre arte e cultura popular e ampliar o acesso e o pensamento crítico e teórico dos seus conteúdos”. Instalações-Rituais, concebido pela fotógrafa e antropóloga Geslline Giovana Braga, foi um dos três projetos selecionados na Região Sul.
Deacordo com Geslline, a proposta desta pesquisa, que resultou na produção de um videodocumentário, foi uma leitura dos altares de benzedeiras como instalações de arte contemporânea, notando as subjetividades, atribuições simbólicas, construção de significados, funções ritualísticas e o uso da fotografia. Nos altares, a arte e a estética invadem o cotidiano, mostrando na composição dos altares aspectos dinâmicos e fluídos presentes na cultura popular brasileira.
Um dos principais elementos de culto desses altares são as fotografias de João Maria, santo não-canônico da Região Sul. Para a realização deste trabalho foram visitadas casas de benzedores e benzedeiras de cidades paranaenses – Campo Largo, Irati, Rebouças, São João do Triunfo, Guarapuava, Palmas, Rio Negro, União da Vitória e Cruz Machado – e catarinenses – Mafra e Porto União, por onde o santo passou entre o final do século de XIX e décadas inicias do XX.
No vídeo, são entremeadas imagens fotográficas e em movimento – focando os altares e os rituais de benzimento, além de entrevistas. A partir do início de agosto, haverá exibições no interior do Estado, nas cidades onde houve filmagens.

FICHA TÉCNICA:
Concepção, roteiro, direção, produção, câmera e fotografia: Geslline Giovana Braga Assistência de direção, produção, câmera, fotografia e áudio: Otavio Zucon Edição: Diogo Marques Trilha sonora original: Discotecário Bob e Eduardo Patrício
Duração: 43 minutos Patrocínio: FUNARTE 

Foto: Dona Cidina, benzedeira de Rebouças

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.