22/08/2023



Geral

Documento acusa bispo de negligência

imagem-85301

Cristina Esteche

Acusações graves constam num documento encaminhado ao Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovani D’Aniello, contra o bispo diocesano de Guarapuava, D. Antonio Vagner da Silva. Elaborado pelo professor Jesus Vieira dos Santos, delegado estadual pela Transparência e Controle Social na Fiscalização da Gestão da Coisa Pública, registrado em cartório, o documento faz vários questionamentos sobre a conduta do bispo, principalmente, em relação em não ouvir denúncias sobre abuso do poder financeiro, falsificação de relatórios de prestação de serviços, suspeição de assédio sexual à crianças e adolescentes por parte de um padre da Diocese, além de , segundo Jesus Vieira, ignorar as denúncias sobre o escândalo que envolveu a Mitra Diocesana. “O que nos deixa indignados e perplexos é que o Bispo sabia de tudo há mais de um ano e não tomou atitude. Nem aos padres ele quer ouvir….”.

Jesus Vieira avisa o Núncio de que denúncia sobre a suspeita da evasão de moedas internacionais, está sendo feita ao Grupo de Atuação Especial e de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e à Polícia Federal.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo