Jovens de 15 a 29 anos podem obter o documento Identidade Jovem (ID Jovem), que permite o acesso a benefícios como viagens de graça e meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos. De acordo com os critérios, os interessados precisam ser pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e ter inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
O ID Jovem contempla duas vagas de graça e duas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário na categoria convencional; assim como, desconto de 50% em cinemas, teatros, shows e outros eventos artístico-culturais e esportivos; e, por fim, isenção do pagamento de taxa para emissão de Carteira de Identidade Estudantil.
Conforme a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), a Identidade Jovem é um documento validador de direitos dos jovens de baixa renda. Garantido, dessa forma, na Lei nº 12.852/13 (Estatuto da Juventude) e regulamentados pelo Decreto nº 8.537/15.
ETAPAS PARA EMISSÃO
1 – Cadastro
O jovem deve conferir se possui o Número de Identificação Social (NIS), acessando o CadÚnico ou o aplicativo Meu CadÚnico. Bem como o Cartão Cidadão ou o extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a Carteira de Trabalho ou o telefone 0800 707 2003.
Caso não tenha o NIS ou não esteja com o CadÚnico atualizado há pelo menos 24 meses, procure o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da residência. Entretanto, o Cras poderá solicitar comprovantes de renda e domicílio e documentos oficiais.
2- Emitir a ID Jovem
Com o NIS, o jovem poderá gerar a Identidade Jovem pelo aplicativo ID Jovem, informando os seguintes dados: número de Identificação Social; nome completo; data de nascimento; nome completo da mãe. Por fim, caso não consiga emitir a ID Jovem, entre em contato com a equipe de atendimento no Fale Conosco ID Jovem, que poderá ser acessado no site e no aplicativo.
Leia outras notícias no Portal RSN.