Ao vivo
Guarapuava - PR · 21°C Predominantemente nublado
Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
imagem-40644
Vendas de antigripais chegam a dobrar nessa época de inverno

Doenças de inverno aumentam movimento nas farmácias.

Cristina Esteche
Cristina Esteche Jornalista
3 min de leitura

imagem-40644

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

Temperaturas lá em baixo, ar condicionados, aquecedores e fogões a lenha ligados, cobertas e agasalhos fora do guarda-roupa, esses são sinais de que o inverno enfim chegou. Com a estação mais fria do ano, chegam também às tradicionais doenças de inverno. Gripe, resfriado, sinusite, bronquite e renite sempre aparecem mais nessa época do ano.

Segundo a farmacêutica Alessandra, o aumento dessas doenças no inverno acontece em geral pela concentração das pessoas em ambiente fechados, que aumenta nessa época, e que facilita a transmissão dessas doenças “No inverno as pessoas tendem a ficar mais juntas e em ambiente fechados, com pouca ventilação, o que ajuda muita na transmissão desses vírus” afirma Alessandra.

Nas farmácias de Guarapuava, a grande procura por xaropes, vitamina c, descongestionantes nasais, e principalmente de antigripais, comprovam que as doenças de inverno têm atingido em cheio a população. Karoline Marcondes, balconista de uma farmácia na região central da cidade, afirma que a venda de antigripais nessa época do ano chega a aumentar em 50%. Em outra rede de farmácias, Alessandra garante que os remédios que combatem gripe e resfriado, são os mais vendidos, e que as vendas nessa época quase dobram.

Outra preocupação da população é com a perigosa e famosa Gripe H1N1, de acordo com Karoline, muitas pessoas procuram a farmácias em busca da vacina contra o vírus, mas esse medicamento só esta disponível nas unidades publicas de saúde.

Outro remédio muito procurado, nas prateleiras das drogarias é o Tamiflu, principal combatente do novo vírus da gripe. Uma nova determinação do Ministério da Saúde voltou a permitir a venda do medicamento em farmácias, e sem a necessidade da retenção da receita, apenas sendo obrigatória a apresentação do receituário médico, prescrevendo a droga. “Tem essa nova resolução do Ministério da Saúde sobre o Tamiflu, mas ainda não o temos na farmácia, eles ainda estão nas distribuidoras” explica Karoline.

Compartilhar