Quem pensou que podia cortar uma Araucária na calada da noite sem ser percebido, se enganou. Mais uma árvore dessa – símbolo do Paraná – e uma das espécies mais ameaçadas de extinção na flora brasileira, ‘deitou’ na Região de Guarapuava. E a ação ocorreu por volta das 23h25 dessa terça (20). O que os envolvidos não esperavam era que nesse horário poderiam acabar surpreendidos.
Mas após receber diversas denúncias anônimas, a Polícia Militar se dirigiu até a Localidade Dois Irmãos em Pinhão. A denúncia informava que estaria ocorrendo o corte de árvore araucária em um lote. No local, os policiais constataram o fato e identificaram dois homens. O proprietário da área e da motossera, de 53 anos, que é o mandante do corte, e um homem de 33 anos que operava a motoserra. Este ainda fazia o beneficiamento de uma tora de araucária recém derrubada.
Ainda conforme a PM, a árvore estava serrada em vigotes e caibros, sendo uma tora medindo quatro metros de comprimento e 10 vigotes medindo três metros de comprimento. Vale lembrar que a espécie pode chegar a 50 metros de altura e apresentar uma espessura que varia entre 90 centímetros e 1,80 metro. Diante dos fatos a equipe encaminhou os dois para a lavratura do Termo Circunstanciado. Por fim, a situação acabou repassada para a Polícia Ambiental.