22/08/2023


Cotidiano Paraná

Dois lotes do pedágio na BR-277 podem ser liberados em novembro

No entanto pode ter valor de tarifa mais caro por causa da economia internacional, informou o Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio

Escola Segura Foz

Praça de Pedágio (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

O Tribunal de Contas da União (TCU) pode liberar os dois primeiros lotes do pedágio já em 26 de novembro deste ano. No entanto há um alerta. A tarifa inicial deve ser revista e há aceno de aumento. Trata-se da BR-277 no trecho que liga Curitiba ao porto de Paranaguá. Ao todo estão previstos seis lotes para a duplicação da rodovia.

O anúncio antecipado dessa informação é do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. Ele esteve em Curitiba nesta segunda (17). Conforme entrevista ao Grupo RIC, a cobrança desses dois primeiros lotes deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2023. O ministro observa também que o edital de licitação desses lotes pode ter publicação ainda em novembro deste ano.

Entretanto, influenciado pela economia internacional e pelo aumento nos custos de insumos, como o aço e o cimento asfáltico, o valor da tarifa deve passar por alteração. De acordo com o ministro, há possibilidade de aumento no custo da tarifa. Todavia, segundo Sampaio, pode haver cerca de 20% de deságio. Ou seja, uma redução no valor-limite –da tarifa.

Assim sendo, a expectativa do Governo é que seja praticado um preço médio de R$ 0,10 no valor do quilômetro concedido. Se isso ocorrer, representaria cerca de 50% do estimado anteriormente.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo