22/08/2023



Guarapuava Segurança

Dois presos são encontrados mortos dentro do Cadeião de Guarapuava

Ao todo, sete detentos já foram encontrados mortos dentro da unidade prisional em 2020. Em novembro houve o registro de 13 situações de fuga no cadeião

cadeia de Guarapuava

Ao todo sete detentos já foram encontrados mortos na cadeia (Foto: Depen)

A chefia da Cadeia Pública de Guarapuava informou que durante a madrugada dois presos recolhidos na unidade prisional foram encontrados mortos. De acordo com as informações, Edson José do Carmo Albuquerque 19 veio transferido de Rebouças em 23 de outubro, acusado pelo cometimento de roubo.

De acordo com a chefia da cadeia, Josmar Batista 26, chegou ao cadeião de Guarapuava transferido de Irati no dia 20 de novembro. Os dois foram encontrados mortos enforcados. Josmar, estava na galeria A e Edson José na galeria B.

Com essas duas mortes, a cadeia já soma sete mortes em 2020. Outros cinco presos morreram dentro das celas da unidade em 2020. Uma das mães pede justiça.

BOMBA RELÓGIO

Não é de hoje que o Departamento Penitenciário tem tido trabalho para manter a ordem no cadeião. Somente no mês de novembro deste ano, houve 13 situações de fuga na unidade. Agentes penitenciários frustraram 12 delas. A única fuga exitosa ainda teve desdobramentos, uma vez que depois de fugirem da unidade prisional, os detentos participaram de um assalto no distrito da Palmeirinha, em Guarapuava. A chefia da cadeia ainda não informou se em dezembro já houve registros de novas tentativas de fuga.

Um dos presos que conseguiu fugir neste ano tem um longo histórico de sucesso em fugas. Isso porque, quando fugiu da Cadeia de Guarapuava, em 6 de novembro, foi informado que era a 9ª vez que ele conseguiu fugir de unidades prisionais do PR.

Enquanto isso, o início das obras da nova unidade prisional em Guarapuava, foi novamente adiada. Assim, a nova data informada, no início de agosto, pelo chefe de cadeias públicas da Regional de Guarapuava, Rodrigo Alves Fávaro, é 2022. De acordo com as informações, um impasse jurídico sobre o terreno onde a unidade será construída atrasou o projeto.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo