O Dia Nacional do Surdo não passou em branco em Guarapuava. Na sessão desta terça (26), os vereadores Vardinho (CD) e Paulo Lima (Podemos) protocolaram requerimento que contempla essa parcela da população. De acordo com dados de 2021, em Guarapuava há aproximadamente, nove mil pessoas com alguma deficiência auditiva.
O texto solicita ao prefeito Celso Góes (CD) a adesão ao projeto ‘Central de Libras’. Implantado em Toledo há um ano, primeiro município do Paraná a ter essa ferramenta, destina-se a surdos e surdos-cegos. Para trazer o ‘know-how’ a Guarapuava, nos dias 9 e 7 de outubro estarão em Guarapuava o vice-prefeito Ademar DorfShimidt e representantes da Central.
De acordo com os vereadores, trata-se de um processo de atendimento pela plataforma digital Icom, centralizada em São Paulo. Esta é a principal plataforma de tradução simultânea de Libras (língua de sinais) que permite às empresas atender o cliente surdo no próprio idioma. Ou seja, a língua brasileira de sinais. Essa prática já é utilizada por várias empresas privadas e órgãos públicos do país.
Consiste no atendimento remoto, por meio de dispositivos móveis conectados à internet. Por meio dele um intérprete facilita a comunicação entre o servidor público e o cidadão que só sabe se expressar por sinais. Conforme Vardinho, é uma ferramenta que tem o objetivo de dar autonomia às pessoas surdas. “Ela permite que essas pessoas tenham acesso aos serviços públicos com maior grau de clareza da informação. Estamos promovendo a inclusão e a igualdade desses cidadãos e cidadãs”.
Leia outras notícias no Portal RSN.