O dólar comercial fechou em R$ 4,88 e chegou ao menor valor em quase um ano. A queda na moeda estrangeira ocorreu nessa segunda (15) com uma redução de 0,73%, a quinta seguida em relação ao real. De acordo com as informações, a reação positiva do mercado mostra o reflexo da renegociação do teto de dívidas dos Estados Unidos, já que na semana passada, o presidente Joe Biden (democrata) sinalizou que pretende aumentar o limite de empréstimos do país.
Outra influência, é a perspectiva do Federal Reserve, o Banco Central americano, de encerrar o ciclo de alta de juros, o que favorece as moedas estrangeiras. Além disso, o andamento das discussões da nova regra fiscal no Brasil, com a possibilidade de utilização de gatilhos, também favoreceu o cenário. Com o último resultado, o dólar acumula uma redução de 2% ao mês e 7,4% ao ano, frente ao real.
No entanto, o preço do dólar abriu em alta nesta terça (16), após a Petrobras anunciar o fim da paridade internacional e uma nova política de preços para os combustíveis. Às 9h16, a moeda americana subia 0,32%, cotada a R$ 4,9031.
(Com informações da Band News e G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.