Da Redação com G1
O agricultor paranaense está plantando milho de olho na cotação do grão. O valor varia, mas ultrapassa a casa dos R$ 32. O dólar alto aumentou a exportação do grão, o que diminuiu o estoque do produto no país.
Com menos milho no mercado interno, o preço disparou. "É o menor estoque dos últimos tempos, tendência é o preço continuar atrativo", explica o gerente de cooperativa Dilvo Grolli.
O preço do milho, desta vez, está batendo recorde. Segundo a SEAB é o valor mais alto pago pela saca há 20 anos. O melhor valor registrado nos últimos tempos tinha sido em 2012, quando a saca atingiu R$ 26,92.
Atraído pelo mercado, o produtor Zeca Zardo, de Cascavel, está plantando 20% a mais que em 2015. Mas também é cauteloso na hora de se planejar. "Mesmo com boas perspectiva de mercado, os lucros vão esbarrar no aumento de custo. Porque o insumo dobrou de preço, a semente e o adubo, tudo mais caro", explica.
O maior valor do grão influencia no valor de outros produtos, como a carne de frango e porco, já que o milho serve, também de ração aos animais. De acordo com o presidente de cooperativa, Dilvo Grolli, o aumento do custo de produção da carne já é de 20%. Mas nem todo esse valor foi para as prateleiras dos supermercados.