22/08/2023
Cotidiano Em Alta

Dom Amilton encerra peregrinação e preside missa hoje (25) em Aparecida

Após encontrar com Papa Leão XIV e protocolar pedido de padroeira para Guarapuava, bispo participa da Romaria Passionista no Santuário Nacional

Dom Amilton e outros padres que o acompanharam na peregrinação (Foto: Diopuava)

O bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, encerrou nesta semana a peregrinação por locais sagrados da Europa. Após visitar Roma, Assis, Lourdes, Lisieux e Paris, ele retornou ao Brasil na noite de quinta (23). Neste sábado (25), Dom Amilton preside a Santa Missa das 18h na Basílica de Aparecida, durante a 4ª Romaria Passionista ao Santuário Nacional.

A peregrinação, que durou cerca de dez dias, teve por momentos de oração e compromissos importantes. Em Roma, o bispo teve um encontro pessoal com o Papa Leão XIV durante a Audiência Geral. “Me apresentei e beijei seu anel pedindo sua bênção […] Pedi uma bênção para a Diocese de Guarapuava, pelos 60 anos de instalação, e para todos os que recomendaram orações. Ele abençoou”, relatou Dom Amilton.

PEDIDO DA PADROEIRA

Um dos momentos cruciais da viagem foi a visita ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, no Vaticano. Lá, Dom Amilton foi recebido pelo cardeal Arthur Roche e entregou oficialmente a documentação que pede o reconhecimento de Nossa Senhora de Belém como padroeira da Diocese e da cidade de Guarapuava. “Entre os documentos estavam um pouco do histórico, o pedido do Conselho Presbiteral […], o meu pedido oficial como bispo, e também o pedido do prefeito e dos vereadores.”

O bispo também solicitou a aprovação de um calendário litúrgico próprio para a Diocese. A resposta do Vaticano foi positiva. “Fui muito bem acolhido […] Acredito que o decreto da Santa Sé virá logo, antes da Festa da Unidade.”

ORAÇÕES PELA DIOCESE

Ao longo da peregrinação, que incluiu visitas a locais como as basílicas papais em Roma, os santuários de Assis, a Gruta de Lourdes e a Basílica do Sagrado Coração em Paris, Dom Amilton e os padres que o acompanhavam (Carlos, Érico, Marinaldo, João Rafael e Reonaldo) mantiveram a Diocese de Guarapuava nas orações. “Em nenhum lugar vocês foram esquecidos”, escreveu o bispo nas redes sociais.

Após a missa em Aparecida hoje, Dom Amilton segue para Brasília para uma reunião na CNBB. O retorno a Guarapuava está previsto para quinta (30), a tempo de participar da reunião da Festa da Unidade. Os padres da diocese que o acompanharam retornam a Guarapuava na noite deste sábado.

*Com informações Diopuava

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.