22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Domingo de Ramos abre celebrações da Semana Santa

Em decreto para Semana Santa, Dom Amilton Manoel da Silva reforça que momento é de restrições e de cuidados em respeito às normas sanitárias

23032021165250_1.jpg_1.jpg_1

Em decreto para Semana Santa, Dom Amilton Manoel da Silva reforça restrições e cuidados para prevenir covid-19 (Foto: Reprodução/Diocese de Guarapuava)

Com o início da Semana Santa neste Domingo de Ramos, o bispo da Diocese de Guarapuava Dom Amilton Manoel da Silva, reforçou por meio de um decreto direcionado aos padres e à comunidade, que o momento é de restrições e de cuidados em respeito às normas sanitárias e de saúde pública.

No documento, o bispo especifica o que pode e o que não pode ser feito neste momento durante as celebrações da “Semana Maior”. No texto, no entanto, Dom Amilton conclama a todos para que se unam e reforcem a fé no Salvador, pedindo para que esta fase difícil passe o quanto antes e para que as pessoas possam se encontrar sem medo novamente em um futuro muito próximo.

Manifesto minha unidade com vocês, que sempre celebraram solenemente e com grande zelo, a Semana Santa. No entanto, acolhamos a vontade do Senhor, de celebrar de forma mais restrita, também este ano. O fundamental é não perder a centralidade e a profundidade do mistério salvífico, em cada rito, gesto, sinal, símbolo. Conscientes de que a Paixão de Cristo continua na Paixão da humanidade (cf. Cl 1,24), sobretudo, com essa pandemia, busquemos, nestes dias, encorajar os fiéis no cuidado com a vida, no cumprimento das normas sanitárias, no cultivo da fé, no sustento da esperança e na prática da caridade. Dias melhores virão, o Crucificado/Ressuscitado nos garante.

DECRETO

Pelo decreto, as celebrações poderão ocorrer nas Igrejas paroquiais e, em alguns casos, em outras Igrejas maiores da Paróquia. Entretanto, com um número reduzido de ministros para os serviços litúrgicos. O decreto traz ainda rigidez no cumprimento das normas sanitárias no ambiente celebrativo, com um número permitido de fiéis, conforme estabeleceu a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), em sintonia com as normas municipais.

Dessa forma, respeitando o espaçamento entre os fiéis, uso de máscara, álcool gel e sem aglomerações na entrada e na saída das celebrações. A diocese recomenda a transmissão das celebrações, pelas redes sociais, sempre que possível. Além disso, o documento informa aos padres e à comunidade católica, que se for preciso – levando em consideração o toque de recolher -, que promovam maior número de celebrações, para favorecer a máxima participação dos fiéis nas localidades em que esteja permitido.

RECOMENDAÇÕES PARA CELEBRAÇÕES

Para este Domingo de Ramos, o decreto da diocese informa que poderá haver celebração também nas horas vespertinas, o sábado (Paschalis Sollemnitatis, 29). A Missa da Ceia do Senhor poderá ocorrer das 17h às 19h. Celebração da Paixão do Senhor poderá ser celebrada às 12h, às 15h e às 17h30, não depois das 21h (cf. Diretório da Liturgia na Igreja no Brasil 2021).

Já a Vigília Pascal poderá ocorrer das 18h às 20h30. Pelo decreto, o Domingo de Páscoa, deve dispor de vários horários de celebrações. Para as paróquias que desejarem adotar o método Drive-in nas missas, a diocese orienta que a paróquia peça permissão às autoridades sanitárias do município. Contudo, a Missa Crismal,  fica cancelada nos quatro decanatos, devido ao agravamento da pandemia. Dessa forma, conforme o documento, haverá uma única celebração, em outra data a ser agendada. Por fim, acesse o decreto na íntegra, aqui.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.