22/08/2023



Esportes Guarapuava

Dos gramados ao ringue, guarapuavano se torna campeão na Polônia

Ricardo Prasel, que já foi goleiro profissional no Chelsea, venceu no último fim de semana por nocaute o polonês Michal Kita no MMA KSW

luta - Copia

Ricardo Prasel comemora ao vencer luta na Polônia (Foto: Divulgação/KSW)

Atleta desde criança, a vitória de Ricardo Prasel no MMA KSW (Konfrontacja Sztuk Walki) no último sábado (19) em Radom na Polônia é reflexo de uma vida dedicada ao esporte. Ele venceu por nocaute no segundo round o polonês Michal Kita. Ricardo tem 31 anos e se entrega ao ringue desde os 25 anos. Mas nem sempre o esporte que ‘Alemão’, como é conhecido em Guarapuava, praticava envolvia chutes e socos. Pois antes o que ele tinha abaixo dos pés era o gramado do futebol.

Em entrevista ao Portal RSN, Ricardo contou que aos 18 anos jogou para o Chelsea na Inglaterra como goleiro profissional. No entanto antes, aos 14 anos, fez a primeira experiência fora de Guarapuava nos gramados do Athletico Paranaense na categoria de base.

Eu comecei como goleiro em escolinha de futebol com cinco anos de idade. Meu pai sempre foi um grande incentivador do esporte, principalmente do futebol na época. Então eu me tornei goleiro porque meu pai também era goleiro.

Contudo uma lesão na cabeça do fêmur, conhecida como bursite crônica no quadril, o obrigou a encerrar a carreira no futebol. Foi aí que Prasel começou a treinar Jiu-jitsu por influência do irmão. Ele conta que não pensava em profissionalismo na área, já que o sonho de transformar esporte em profissão era no futebol. Como explica Ricardo, o foco, ao praticar a arte marcial, era manter a forma física.

“Só que comecei a disputar campeonato de Jiu-jitsu, ganhar muita coisa e quis ver como é que era lutar o MMA. Então o espírito competitivo que eu sempre tive dentro de mim falou um pouco mais alto. Além disso, as pessoas perceberam que eu podia me dar bem nos campeonatos”.

Multicampeão de Jiu-jitsu, Prasel tem títulos em competições paranaenses, nacionais e mundiais. Além de vitórias em campeonatos Sul-Americano e Paraguaio. No MMA, Alemão coleciona 12 vitórias e três derrotas. Entretanto, o lutador e empresário dono da academia de Jiu-Jitsu e Muay Thai Alemão Brothers, comenta que a falta de apoio ao atleta profissional, tanto no município quanto no país é algo que deixa a desejar. “Eu não recebo auxílio algum do município. Nunca recebi. Todos os meus patrocínios são de empresas privadas”.

Quando eu jogava futebol o único apoio que eu tive foi da minha família. Eles sempre acreditaram no meu potencial e foram meus incentivadores no início da minha carreira.

MOMENTOS MARCANTES NA CARREIRA

(Foto: Divulgação/KSW)

Em seis anos de carreira nos ringues, entusiasmado Ricardo contou ao Portal RSN que o momento mais marcante até o momento foi na luta do último fim de semana. “A sensação de ter vencido a última luta foi incrível. É indescritível, não tem como eu falar pra você em palavras o que eu tô sentindo até agora. Ainda tô em fase de comemoração, curtindo muito o meu momento e isso é sensacional pra mim, pro meu irmão, pra minha família e pra nossa academia em Guarapuava”.

Apesar de ter se ‘aposentado’ do futebol ainda muito jovem, Alemão diz que se sente realizado com a carreira no esporte, “vai estar na minha memória pra sempre. Vou sempre carregar como uma coisa extraordinária que aconteceu na minha vida. Um aprendizado gigante”.

Sobre as lutas marciais, Prasel disse que não esperava lutar profissionalmente. Por conta disso, vê a oportunidade como um bônus na vida.

Foi uma coisa mágica, porque eu não esperava que um dia eu pudesse me reinventar em outro esporte. Então, pra mim foi um uma conquista gigante que realmente eu falo com toda a felicidade do mundo. Alguns anos atrás eu não esperava que isso pudesse acontecer na minha vida. Sou muito feliz.

Atualmente o lutador de 2,05 metros de altura compete na modalidade peso-pesado e é detentor do cinturão Aspera Fighting Championship. A expectativa para o futuro na carreira é crescer dentro do KSW Polonês, que representa o Mixed Martial Arts (MMA) ou, em português, Artes Marciais Mistas (AMM).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo