22/08/2023



Guarapuava Política

Dr. Antenor inicia o plano de governo com proposta contra a fome

Dr. Antenor propõe criação de banco para fomentar hortas comunitárias, Pix Social, Restaurante Popular, Armazém da Família, Cinturão Verde e Vale Feira

Dr. Antenor na horta comunitária do bairro Xarquinho (Foto: divulgação/campanha)

O candidato a prefeito em Guarapuava, Dr. Antenor saiu à frente dos demais candidatos na divulgação de propostas. No programa levado ao ar na noite dessa segunda (2), com reprise no horário do almoço desta terça (3), o candidato coloca o combate à fome como prioridade.

Denominado ‘Guarapuava Sem Fome’, o programa vai ser uma espécie de ‘guarda-chuva’ que vai agregar vários projetos. Todos voltados ao enfrentamento à crise alimentar e com recursos do Governo Federal. Conforme o candidato disse, mais de mil famílias guarapuavanas vivem em áreas de vulnerabilidade social. Para levar comida às mesas dessas famílias, Dr. Antenor defende a produção de alimentos, aliada a uma cidade sustentável, que segundo ele, compartilha, gera renda e leva comida até a mesa de todos os guarapuavanos.

De acordo com o que propôs o candidato no programa eleitoral, a criação de um banco de fomento à agricultura familiar e agroecologia, vai fomentar também a execução de hortas comunitárias. “Vamos buscar junto ao Governo Federal recursos para fazer isso acontecer”. No programa, ele gravou cena na horta comunitária do Xarquinho, onde o projeto dá certo a partir da organização inicial de mulheres.

Mas a proposta não exclui as famílias que vivem em áreas de ocupações irregulares. De acordo com a Pesquisa de Necessidades Habitacionais do Paraná (PEHIS), da Cohapar,  entre 2019 e 2023, Guarapuava teve aumento no número de favelas. Conforme a pesquisa, há quatro anos, o município contava com oito áreas e 588 domicílios classificados como favelas. Já em 2023, esse número subiu para 13 áreas e 1.002 domicílios.

CINTURÃO VERDE

Em resposta a essa realidade, as principais propostas apresentadas por Dr. Antenor e o vice, Antonio Araújo está a criação de um Pix Social. Uma espécie de renda básica voltada para famílias pobres. Além disso, a implementação de um ‘Restaurante Popular’ que vai servir refeições a preços acessíveis. “É a garantia de alimentação de qualidade para as pessoas em situação de vulnerabilidade”.

O plano prevê também o ‘Armazém da Família’, com descontos em produtos da cesta básica. Assim como o ‘Vale Feira’, que incentiva o consumo de alimentos produzidos por pequenos agricultores locais. Entretanto, o acesso a esse vale não foi detalhado.

Por fim, o candidato a vice-prefeito Antônio Araujo, surge na tela e apresenta a criação de um ‘Cinturão Verde’. Esse projeto é voltado ao fomento à agroecologia e à produção sustentável de alimentos na área rural de Guarapuava. “Essa iniciativa não só ajuda a combater a fome, mas também estimula a economia local, gerando emprego e renda para os produtores familiares”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo