O deputado estadual Dr. Antenor (PT) disse que vai protocolar um projeto de lei para instituir a Política de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome da Depressão e Transtornos de Ansiedade. De acordo com o parlamentar, que é médico, o objetivo é melhorar o diagnóstico, a informação. Assim como, a atuação de órgãos públicos e da sociedade na identificação e redução dos impactos das doenças mentais. A proposta, conforme o parlamentarm, já estava no plano de governo quando ele concorreu à prefeitura de Guarapuava nas últimas eleições.
O anúncio veio após dois suicídios registrados na cidade, incluindo um caso de uma vítima que, após buscar ajuda na UPA, e em seguida, se suicidou perto da unidade de saúde. O deputado destacou a inadequação das estruturas atuais para lidar com crises de saúde mental. De acordo com o Dr. Antenor, os profissionais de saúde não estão preparados para esse tipo de situação. Ele lembrou ainda dos avanços na saúde mental promovidos pelo ex-prefeito de Santos, David Capistrano, como o modelo de hospital-dia, que combinava internamento parcial e reintegração social.
Na tribuna durante a sessão da Assembleia Legislativa nessa terça (18), Dr. Antenor defendeu que todos os profissionais de saúde passem por treinamentos. Ele também ressaltou a importância de estender essa atenção aos ambientes de trabalho, onde problemas como a depressão muitas vezes são ignorados.
O projeto, que será protocolado na Alep, conforme o parlamentar guarapuavano, pretende melhorar o atendimento emergencial. Além de fortalecer a prevenção e aumentar a conscientização sobre saúde mental no Paraná. O deputado enfatizou que é necessário tratar o tema com seriedade para evitar mais perdas de vidas.
Leia outras notícias no Portal RSN.