Ao vivo
Guarapuava - PR · 21°C Predominantemente nublado
Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
(Foto: Reprodução/Pixabay)
DESENVOLVIMENTO

Duplicação da BR-277 em Guarapuava ultrapassa 50% de execução

A partir desta fase, com o término dos serviços de terraplanagem, a obra ganha velocidade e deve ser finalizada no início de 2023

Antunes
Antunes Jornalista
3 min de leitura

(Foto: Reprodução/Pixabay)

[caption id="attachment_262279" align="aligncenter"]
(Foto: Reprodução/Pixabay)(Foto: Reprodução/Pixabay)
O DER organizou desvios de tráfego entre os km 343 e km 350 (Foto: Reprodução/Pixabay)[/caption] A BR-277 está em obras no trecho urbano de Guarapuava para a duplicação de quase quatro quilômetros da via. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), a obra iniciada em março de 2020 chegou a 56% de conclusão. A partir desta fase, com o término dos serviços de terraplanagem, a obra ganha velocidade. Assim, deve ser finalizada no início de 2023. O investimento atualizado do Governo do Estado é de R$ 93,2 milhões. Com o andamento dos trabalhos, o DER organizou desvios de tráfego entre os km 343 e km 350. Desse modo, eles ocorrem nos dois sentidos na altura do aeroporto, na Região da Pedro Carli, e na altura do posto Guairacá, com orientações para quem sai de Guarapuava em direção a Foz do Iguaçu e Cascavel. Assim, quem vai de Curitiba para Foz do Iguaçu encontra um desvio curto no km 343, de cerca de 200 metros na via marginal esquerda, retornando para a pista da BR-277. Em seguida encontra outro desvio para a marginal no km 345 até o Aeroporto Regional de Guarapuava. Além disso, também há orientação para quem está na cidade e quer acessar as saídas para Foz e Cascavel. Sendo assim o DER indica que o acesso deve ser feito pela PR-170 ou pela BR-277 na trincheira de acesso à Estrada do Guairacá. Nesse trecho segue para os dois sentidos: Foz do Iguaçu ou Curitiba. Outro acesso indicado é pela trincheira da Cidade dos Lagos.

SINALIZAÇÃO

Os desvios são bem sinalizados e, conforme o DER-PR, nenhum acidente foi registrado em função da colaboração da população local. Com a nova duplicação, o trecho entre os km 345,2 ao km 349,1 passa a ter duas pistas de rolamento com 7,2 metros de largura em cada sentido. Além de faixas de segurança de 60 centímetros ao centro, onde serão implantadas barreiras de concreto e acostamentos externos de 2,5 metros e vai ganhar novas vias marginais. A obra completa vai contar com quatro pontes e três trincheiras na avenida João Fortkamp, na avenida Professor Pedro Carli e uma para acesso ao Aeroporto Regional de Guarapuava. Bem como adequação das alças de acesso, duas passarelas para pedestres e a duplicação do viaduto no entroncamento com a PRC-466, que liga a Pitanga e ao Norte do Estado, e está em fase de pavimentação; e a implantação de iluminação pública em uma extensão de 12,2 quilômetros. Leia outras notícias no Portal RSN.