quarta-feira, 16 de abr. de 2025
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Duplicação da PR-466 recebe as primeiras placas de concreto

Com 21 centímetros de espessura e 4 metros de comprimento, as placas são a camada de rolamento do novo pavimento rígido da pista duplicada

Duplicação em Guarapuava recebe as primeiras placas de concreto (Foto: DER-PR)

A obra de duplicação em concreto da PR-466 entre Guarapuava e o Distrito de Palmeirinha entrou em uma nova etapa esta semana, com a execução das primeiras placas de concreto da nova pista. Ocusto da obra é de mais de R$ 139 milhões, atendendo um trecho de 11,52 quilômetros de extensão.

Com 21 centímetros de espessura e 4 metros de comprimento, as placas são a camada de rolamento do novo pavimento rígido de concreto da pista duplicada. Ou seja, a camada que ficará em contato direto com os pneus dos veículos. Elas estão sendo executadas a partir do km 250, na pista direita e acostamento, nos trechos em que já está pronta a plataforma, sub-base e base da pista, com tempo de cura de 21 dias, sendo liberadas para o tráfego em uma etapa futura da obra.

OUTRAS ETAPAS DA OBRA

Continuam em andamento os demais serviços da duplicação, como a terraplenagem do terreno ao lado da pista existente, inclusive exigindo múltiplas detonações de rochas, a implantação do novo sistema de drenagem de águas e galeria celular, a construção da ponte sobre o Rio Coutinho, e melhorias na pista existente da PR-466.

Este último serviço faz parte da restauração em concreto por meio da técnica whitetopping. Nesta técnica, o pavimento asfáltico atual é recuperado e aproveitado como base para uma nova camada de pavimento rígido de concreto. Por enquanto os acostamentos da pista antiga já estão passando por manutenção com concreto compactado a rolo (CCR), como parte dos preparativos para o whitetopping. A obra está 18,39% executada e deve terminar em fevereiro do ano que vem.

Os serviços buscam evitar ao máximo a interrupção do tráfego e transtornos ao usuário. Dessa forma, está sendo planejada a utilização da pista nova para então executar a recuperação da antiga, em segmentos. Por fim, nas etapas seguintes da duplicação também ocorrerá a implantação de nova sinalização vertical. Além da sinalização horizontal, implantação de dispositivos de segurança viária, iluminação pública, e demais serviços complementares.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Jornalista formada em 2024 pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.