Faltando 10 dias para a inauguração de um dos principais empreendimentos da região nos últimos anos, o shopping, no bairro planejado Cidade dos Lagos, ainda não há data prevista para o início das obras de duplicação da PR-466. A rodovia é o principal acesso ao novo bairro e está com duplicação de 3,4 quilômetros prevista no perímetro urbano de Guarapuava.
Considerado como o trecho urbano mais denso da cidade, liga os bairros Xarquinho e Primavera, além de possuir um grande fluxo também de pedestres e ciclistas que trabalham nas empresas sediadas neste trecho. O projeto prevê, além da duplicação, a construção de uma trincheira para evitar conflitos entre o trânsito das vias municipais com a rodovia, melhorias nos acessos aos bairros e iluminação, ampliação das vias laterais, construção de passarelas, muro de contenção e calçadas. O investimento será de R$ 36,7 milhões e beneficia diretamente o Cidade dos Lagos, onde está sendo concluído o Hospital Regional e outros empreendimentos.
Se a expectativa é de que a obra comece antes da inauguração do shopping, o Escritório Regional do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) em Guarapuava estende este prazo para daqui 30 dias. De acordo com o chefe do Escritório Regional, Luiz Carlos de Cristo, o trâmite no Governo é burocrático e “ainda faltam documentos para serem analisados. Depois disso é que será liberada a ordem de serviço”.
RODOVIA DA MORTE
Se a duplicação do trecho do perímetro urbano da PR-466 em Guarapuava é uma obra de relevância para o município, a extensão desta obra por mais quilômetros é de suma importância para a segurança e preservação de vidas.
A PR possui um fluxo de veículos intenso, principalmente de caminhões, por ser um corredor de escoamento da produção agrícola do norte paranaense para outros centros. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, posto de Guarapuava, não há uma estatística sobre o número de veículos que trafegam diariamente pela rodovia.
“Uma concessionária do pedágio esteve aqui fazendo este levantamento, mas nós não sabemos”, disse o comandante do posto, o Sargento Nilson Maurício Ramos ao Portal RSN.
Este fluxo, porém, tem provocado inúmeros acidentes, muitos deles fatais, o que a faz ser chamada de “Rodovia da Morte”. Um levantamento solicitado pelo RSN à PRE mostra que, de janeiro até o dia 6 de abril de 2016, ocorreram 36 acidentes,11 feridos e dois óbitos. Neste mesmo período, em 2017, foram 23 acidentes, 14 feridos e cinco mortes. Já em 2018, foram registrados 15 acidentes, 10 feridos e dois óbitos.
De acordo com o sargento Nilson, a imprudência com ultrapassagens em trechos proibidos, a falta de manutenção dos veículos e a embriaguez no volante são as principais causas dos acidentes.
As precárias condições da rodovia também contribuem para o aumentar o número de acidentes. Apesar de tudo isso, não há previsão de quando a PR-466 será duplicada, ao menos até o município de Pitanga, onde a rodovia está com muitos buracos. “Tão logo comecem as obras da duplicação no perímetro de Guarapuava vamos fazer a manutenção da rodovia até Manoel Ribas”, disse Cristo. Segundo ele, serão recuperados cerca de 80 quilômetros da PR.