22/08/2023



Cultura e Entretenimento Esportes

Durante três dias, Guarapuava é a ‘Capital da Capoeira’

Começa nesta sexta (1º) e segue até o domingo (3), o I Encontro Cultural e Reunião do Iphan com mestres do Paraná

Roda de capoeira (Foto: Reprodução/depositphotos)

O toque do berimbau, a malícia, a ginga e a leveza da capoeira vão tomar conta de partes da cidade. É a cultura essencialmente brasileira que também tem espaço na Terra de Guairacá. Guarapuava se transforma a partir desta sexta (1º) até o domingo (3) na ‘Capital da Capoeira’. Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SeCult), ocorre o I Encontro Cultural e Reunião do Instituto de Patrimônio Histórico a Artístico Nacional (Iphan).

São debates, workshops, rodas de capoeira e outras atividades que atraem à cidade mestres de várias cidades paranaenses. O Mestre José Guanabara, de Londrina, o primeiro a trazer a modalidade para Guarapuava, em 1987,  estará presente.

Nesta sexta por exemplo, às 20h, haverá a recepção dos convidados e a ‘Papoeira’. O local é a Associação de Artes Marciais e Capoeira de Guarapuava. Fica na rua Antonio Farah, 35, no bairro Santana. Participam mestres da ‘Salvaguarda da Capoeira no Paraná.

RODAS E CURSOS

Conforme a programação, neste sábado (2), das 10h às 12h, quem passar pela rua XV de Novembro, vai se deparar com o som do berimbau, a ginga e a malícia do esporte brasileiro. Uma roda de capoeira coloca no jogo convidados e capoeiristas locais. A partir das 14h na SeCult, mestres se reúnem com membros do Iphan. E a partir das 16h, desta vez, no Ginásio do Pavão, o Mestre Sossego farão um workshop e roda da capoeira. É aberto à comunidade.

O Encontro se encerra no domingo (3). As atividades começam às 8h30, no Ginásio do Pavão. São cursos de musicalidade no Jogo de Angola, de ataque e defesa de quedas no jogo de São Bento Grande Regional. Também vão ocorrer cursos de ginga e malícia dos jogos de Angola e Regional. Participam o contramestre Boquinha, os mestres Jamanta e Pop Lainy. Às 12h haverá o encerramento.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo