22/08/2023
Política

É preciso transformar o potencial turístico do Paraná em produto, diz Richa

imagem-16026

Da redação – Transformar o potencial turístico do Paraná em produto. Este é um dos desafios do próximo governo, na avaliação de Beto Richa. O projeto bem sucedido realizado em Curitiba durante a sua gestão pode servir de modelo para fomentar a chamada indústria do Turismo em outras regiões do estado.
Antes considerada apenas um ponto de passagem para turistas em direção a Santa Catarina e ao Rio Grande do Sul, Curitiba é a segunda capital brasileira mais bem preparada para receber turistas, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo. A capital paranaense é superada apenas por São Paulo no relatório do Estudo de Competitividade que analisou 65 cidades consideradas destino indutores do desenvolvimento turístico nacional.
O período de permanência dos turistas em Curitiba, que se limitava a uma diária, passou para a média de três a quatro dias. A capital paranaense, com Beto Richa, conseguiu viabilizar-se como um importante produto no turismo nacional e já faz parte do grupo brasileiro de 65 destinos indutores do turismo desde 2007.
Beto lembra que esse crescimento se traduz em novas oportunidades de emprego e renda. Estudos do Ministério do Turismo mostram que para cada vaga direta criada no setor são geradas mais duas indiretas. Se for comparado a um produto, o turismo ocupa o quarto lugar na pauta de exportações brasileiras, superado ligeiramente pela indústria automotiva.
Pré-candidato ao governo do Paraná pelo PSDB, Beto acredita que é possível replicar em todo o estado o sucesso do projeto de desenvolvimento do turismo realizado em Curitiba. “Temos que planejar e executar um conjunto de ações nas áreas de infraestrutura pública e privada, investir em qualificação profissional, na estruturação de produtos, e na promoção e no marketing. Tudo isto em um plano estratégico de desenvolvimento integrado”, explicou.
Para Richa, o Governo do Estado tem que fazer sua parte, criando a infraestrutura necessária e cooperando com os municípios. “O Paraná pode ser apresentado ao Brasil e ao mundo como um extraordinário destino turístico. Temos cidades com patrimônio natural, cultural e também cidades modernas com capacidade para hospedar grandes eventos e gerar crescimento econômico. O desafio é transformar esse potencial em produto", afirma.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo