Da redação, com assessoria
Candói – A 14ª Festa Nacional do Charque, em Candói, reuniu um público de cerca de 25 mil pessoas, segundo levantamento preliminar da organização do evento, sendo considerada a maior da história do município. Durante os cinco dias de festa, milhares de famílias candoinas e visitantes de outros municípios da região prestigiaram a programação. No centro de eventos, era possível conferir os pavilhões com exposição de empresas e indústrias, a gastronomia à base de charque, os animais, os rodeios crioulo e country e os shows em todas as noites.
A programação abriu na quarta-feira (27), com a presença de várias autoridades e do stand up comedy com Jauri Gomes e Juca Bala. Em seguida, teve o show com o cantor Daniel, um presente para o município de Candói que comemorou, nesta data, seus 24 anos de emancipação política. O sertanejo animou os fãs ao som de seus principais sucessos de uma carreira que completa 30 anos. A apresentação, marcada pela simplicidade e qualidade musical, surpreendeu o público que lotou a tenda de shows.
A quinta (28), se consagrou como um grande espetáculo cultural da Festa do Charque. No palco principal, foi a vez dos candoianos darem um show. É que 44 candidatos disputaram a finalíssima do festival municipal Canta Candói. Eles concorreram nas etapas mirim, infanto, gospel, sertaneja, popular e gauchesca. As músicas foram interpretadas pela banda APK Brasil que, após as apresentações dos calouros, seguiu animando com um grande baile.
A viola roubou a cena na noite de sexta (29), com a dupla Mayck e Lyan. Com um estilo bem campeiro, os irmãos mato-grossenses arrancaram muitos aplausos do público para a música sertaneja de raiz. Os fãs compareceram a caráter, com bota e chapéu, e entraram no ritmo do que os próprios cantores gostam de definir como “um modão bão demais”. Após o show de Mayck e Lyan, a festa seguiu no baile com Os Serranos.
O rodeio country, que começou na sexta à noite, seguiu no sábado (30), com a presença do locutor Marco Brasil, muito conhecido por sua performance artística. Cerca de 4 mil pessoas lotaram as quatro arquibancadas da arena para conferir de perto as apresentações. Por volta da meia noite, a tenda de shows lotou mais uma vez para receber a dupla Hugo e Tiago. Assim como nas outras noites, cerca de 5 mil pessoas cantaram e dançaram os hits do sertanejo universitário. Em seguida, teve ainda o baile com o Gaitaço.
CAVALGADA DA INTEGRAÇÃO
No início da semana passada, o município reviveu as tradições campeiras com os cerca de 200 participantes da 15ª Cavalgada da Integração. Os tropeiros percorreram cerca de 74 quilômetros pelas estradas do interior entre domingo (24), e quarta (27). Durante os quatro dias, eles foram recebidos nas comunidades para o pernoite e as refeições. A cavalgada remonta às origens do município, que fazia parte da Estrada das Missões, usada por tropeiros para chegar ao interior paulista.