22/08/2023
Cotidiano Paraná

Edital do lote 1 do pedágio do Paraná é aprovado pela ANTT

Edital com detalhes sobre a concorrência será publicado nesta sexta (12) e leilão será no dia 25 de agosto, na Bolsa de Valores

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Pedágio  (Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN)

Nessa quarta (11), o Grupo de Trabalho do Pedágio liderado pelo deputado Aliel Machado (PV), reuniu-se na ANTT. “Esse é um assunto muito importante para o Paraná e já causou tantos prejuízos para a população e para o setor produtivo. Por isso, estamos acompanhando e cobrando para que o processo seja transparente”.

O grupo, conforme o deputado, defende uma “tarifa menor e garantias favoráveis para a população e não apenas para os que querem lucra”. Essa reunião contou ainda com a presença dos deputados federais Zeca Dirceu (PT), Diego Garcia (Republicanos), Sérgio Souza (MDB), além do deputado estadual Arilson Chiorato (PT-PR) e de técnicos da Agência.

De acordo com Aliel, o Diretor Geral da ANTT afirmou que alguns prazos já estão definidos. “O cronograma de concessão prevê que cerca de 100 dias após o lançamento do edital deverá acontecer o leilão e após isso, em cerca de 3 a 4 meses, deverá iniciar a operacionalização do novo pedágio”.

De acordo com o deputado estadual Arilson Chiorato (PT), esse trabalho é fundamental para que a população paranaense não seja mais uma vez lesada pelo modelo equivocado de pedágio no Estado. “A luta é do povo paranaense contra um pedágio caro e abusivo. Não podemos repetir o modelo passado, cheio de erros e mortes”.

TRECHOS

Com uma extensão total de 473 quilômetros, o lote 1 reúne trechos de rodovias entre Curitiba e a Região Centro-Sul e dela até os Campos Gerais. Além de trechos na Região Metropolitana da Capital, conforme o edital. O modelo de concessão prevê investimentos de R$ 7,9 bilhões em obras pela empresa vencedora do leilão ao longo dos primeiros anos de contrato.

Entre as obras incluídas no pacote deste trecho, está a duplicação completa de um trecho de aproximadamente 157 quilômetros da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio, que fica Prudentópolis; duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio; da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa; da PR-423 entre Araucária e Campo Largo; do Contorno Norte de Curitiba. Além de faixas adicionais na BR-277 entre Curitiba e Sprea. Ou seja, no entroncamento da BR-277 com a BR-376. E ainda faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba.

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Cristina Esteche

Jornalista

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