Um sistema de avaliação próprio para o diagnóstico da qualidade da educação foi criado pela Secretaria Municipal de Pinhão. A partir do desempenho dos alunos avaliados serão pensadas políticas públicas para melhorar a qualidade da educação no município.
Para avaliação, provas foram elaboradas pelo Setor Pedagógico e já foram aplicadas na rede municipal da cidade e do campo nos terceiros e quintos anos. Os primeiros e segundos anos da rede já passam por avaliação externa prevista pelo Programa Mais Alfabetização (PMALFA). Agora, o processo municipal está na fase de correções das provas e, posteriormente, serão gerados gráficos para a análise do desempenho que norteará as novas ações.
De acordo com a secretária de Educação, Maria Aparecida, a Cida, o que se espera, depois da publicização desses dados, é que haja a comparabilidade ao longo do tempo, já que é o primeiro ano em que a rede aplica uma avaliação externa.
“Além disso é preciso fazer a leitura e a análise detalhada dos resultados, discutir as informações e, com base nesse diagnóstico e nas reflexões realizadas a partir desses indicadores, elaborar um plano de ação da escola e da rede para transformar tudo isso em trabalho efetivo objetivando melhorar cada vez mais esses índices”.
Segundo a secretária, o processo envolve uma prova padronizada que assegura a comparabilidade dos resultados da rede municipal no decorrer dos anos. Dessa forma, a avaliação em larga escala busca avaliar de maneira independente e comparável ao longo do tempo, a educação do município de Pinhão.
Durante o planejamento das provas, houve uma definição clara do que seria avaliado, ou seja, o que se espera que cada aluno em cada etapa escolar seja capaz de fazer, para tanto, utilizou-se as Habilidades da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e os Descritores da Prova Brasil, mas com um diferencial, pautado em conteúdos que os professores da rede estão trabalhando no ano de 2018.