As novas práticas na Educação Física vão além dos 4 bols que, costumeiramente, eram presenciadas nas escolas. Muitos professores alicerçavam sua prática profissional somente nas seguintes modalidades esportivas: futebol, basquetebol, voleibol e handebol, daí os 4 bols. Em nenhum momento deve-se ter essa prática como errada, mas, sim, como insuficiente e limitada, pois a Educação Física abrange outras tantas atividades que são responsáveis pelo desenvolvimento motor, cognitivo e social de crianças e jovens.
A Educação Física tem cinco conteúdos estruturantes: jogos e brincadeiras, esportes, ginástica, lutas e danças. São estes que promovem o desenvolvimento no indivíduo. Por meio de sua prática, o professor age como um mediador desse desenvolvimento. Márcio Pedro Moraz, professor de Educação Física do Colégio Guairacá, contempla em suas aulas esses conteúdos estruturantes. Com esta prática, busco o melhor desempenho dos alunos nas aulas de Educação Física, destaca Márcio.
Márcio é formado em Educação Física e cursa Pós-Graduação em Treinamento Desportivo e Personalizado na Faculdade Guairacá. Com esta pós-graduação estarei mais apto para contribuir com o desenvolvimento dos meus alunos, afirma Márcio.
Coordenador de Esportes do Colégio Guairacá, Márcio vale-se de diversificadas atividades no seu dia a dia. Um dos destaques é a Gincana Cultural promovida pelo docente. Nela, os alunos, por meio de pistas, buscam o tesouro. Mas muito mais do que o prêmio final, foi a prática da convivência em grupo, pois os alunos tinham de decifrar as charadas e buscar as próximas pistas coletivamente. Esta atividade é uma forma de unir os alunos e fazer com que eles estabeleçam relações sociais, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento social, explica o professor.
Nós, profissionais de Educação Física, devemos propiciar um melhor desempenho e desenvolvimento aos alunos, seja se tratando de aspectos motores, cognitivos e/ou sociais. Portanto, fazer com que o indivíduo vivencie diferentes situações provocando nele o estímulo para o raciocínio, diálogo e ação, promovendo, assim, dentro daquele ambiente, a interação com as pessoas que estão ali inseridas, pontua Márcio ao falar da importância da Educação Física como elemento de troca de experiência e contatos pessoais, e seu papel na formação de cidadãos ativos na sociedade.
Não se deve, no entanto, desmerecer e coibir a prática esportiva. Faço dele uma ferramenta no auxílio da formação do aluno perante a sociedade, esclarece. Márcio destaca a estrutura do Colégio Guairacá. No Colégio é possível desenvolver várias atividades e projetos. O professor coordena o Projeto Avaliação Antropométrica e Nutricional do Aluno, onde são verificados peso e altura dos estudantes, a fim de se calcular o Índice de Massa Corporal e observar se estes estão dentro dos padrões estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde. Depois da verificação podemos fazer o acompanhamento e a orientação do aluno, destaca Márcio.
Professor Marcio Pedro Moraz