22/08/2023
Política

Educação já tem ganhos na atual gestão, diz secretária de Administração

Por reivindicações, servidores municipais fazem um dia de protesto em Guarapuava

+ Paralisação de servidores municipais reúne centenas no Centro de Guarapuava

Por Cristina Esteche

A secretária municipal de Administração de Guarapuava, Kristiane Karpstein, diz que professores e educadoras infantis, categoria que lidera a paralisação que  está acontecendo nesta quinta (29) já tem ganhos na atual gestão. A reivindicação é da antecipação para a reformulação do plano de carreiras, agendado para julho.

Além do reajuste antecipado do piso nacional do magistério ainda em janeiro em vez de maio, de 6,16%, a tabela que está estagnada há mais de 16 anos, agora tem uma sinalização para evoluir 100% no prazo de três anos, saindo de 1,5% e atingindo 3% em 2016.

 “Este é um ganho real para os servidores da Educação, deixando claro que é um reajuste para elevação de uma referência para outra”.  Segundo a secretária, a recomposição salarial pela inflação é direito dos servidores, por isso, a administração municipal complementou o reajuste de maio, observando o princípio da isonomia, para o mesmo percentual do Quadro Geral.

De acordo com Kristiane, o quadro da educação teve outra conquista relacionada à hora atividade. “Os professores da rede municipal de ensino que atuam em sala de aula e nas atividades de apoio pedagógico tiveram a ampliação de 50% no percentual de hora-atividade, garantindo a valorização dos seus direitos e benefícios. O aumento proposto foi de 4 para 6 horas, a cada 20 horas de trabalho semanal. Esse percentual foi efetivado sem qualquer ônus ou impacto na folha de pagamento, sem ampliações de jornada de trabalho”.

Também mobilizados, os servidores do quadro geral da Prefeitura reivindicam uma reposição salarial de 29,54%  contra 6,29% oferecido pela administração municipal. Segundo Karpstein na última reunião em 15 de maio com a Comissão Permanente de Negociação, que possui representantes sindicais e do Município,  ficou acordado que em 15 de julho haveria nova rodada de negociação para dar continuidade aos estudos que vem sendo feitos desde o ano passado relacionados ao Plano de Cargos e Salários da Saúde e do Quadro Geral, bem como ao Plano de Cargos e Salários do Magistério.

A defasagem salarial da categoria se acumula desde 2000. Porém, de acordo com a secretária, para amenizar as perdas, o prefeito Cesar  Silvestri Filho  concedeu reajuste acima da inflação  em maio deste ano.

De acordo com Kristiane, o número de servidores aumentou, consequentemente, on erando a folha de pagamento que esbarra o limite prudencial previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo a secretária, em abril de 2012 eram 3.509 servidores entre efetivos e comissionados. Hoje, com base em abril de 2014, são 4092 servidores. “Tivemos um aumento no número de contratações, objetivando a melhoria na prestação de serviço para a população, aumentando o quadro de efetivos e reduzindo o número de contratações de estagiários”.

Ainda para beneficiar os servidores, está em fase final a elaboração do projeto de lei para implantação do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), que tem como objetivo principal a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, levantando e controlando as hipóteses de riscos, de modo a tornar compatível o ambiente de trabalho, visando à preservação da vida e a promoção da saúde do servidor público.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo