O município de Candói esta sediando o Encontro Estadual da Articulação Paranaense. O evento que começou ontem, quinta feira (22) segue até o sabado (24). Com o tema “Por uma Educação do Campo” o evento reúne participantes de varias cidades paranaenses, entre os quais, representantes de entidades e movimentos sociais do campo, universidades estaduais e federais e representantes do poder público. O evento volta a acontecer após 13 anos do primeiro encontro ocorrido em Porto Barreiro.
De acordo com a professora da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) Solange Todero Von Onçay, a articulação paranaense por uma educação do campo existe há 13 anos e um dos objetivos no encontro é congregar esforços no sentido de construir coletivamente estratégias com vistas a existência e qualificação de políticas públicas voltadas para a educação do campo. “Houveram avanços significativos nas articulações, no estado e no país, sobretudo no reconhecimento da existência dos sujeitos do campo em relação a sua cultura e identidade e suas demandas educacionais, no entanto é necessário avançar buscando garantir a materialidade necessária para a oferta e permanência dos sujeitos do campo nas escolas e universidades”, ressalta a professora da UFFS.
Para o prefeito de Candói Gelson Costa, é muito mais caro para o poder público investir em políticas públicas urbanas do que no campo. Para evitar essa evasão, o prefeito entende que a educação do campo é de fundamental importância para garantir a permanência do jovem na propriedade rural, com qualidade de vida. “Precisamos investir em educação, mas também em politicas publicas que garantam qualidade de vida na cidade e no interior. Por isso, esse evento em Candoi é historico”.
O representante da Articulação Paranaense, Alex Verdério, diz que o encontro é fruto da luta pela educação do campo no Paraná e se arrasta desde a carta de Porto Barreiro escrita em 2000. “Estamos trocando experiências, fazendo nossas reivindicações e também dialogando com o poder público. Teremos um espaço neste encontro com os governos federal e estadual para discutirmos a pauta”, afirmou.
Ainda no sábado será produzida a Carta de Candói sera encaminhada a diversos órgãos governamentais
Foto: Gelson Costa, prefeito de Candoi