22/08/2023



Educação

Educadoras pedem apoio da Câmara para receber dinheiro do Fundeb

imagem-3869

Guarapuava – Educadoras protestam contra falta de pagamento do rateio do Fundeb
Educadoras protestam contra falta de pagamento do rateio do Fundeb
Educadoras que trabalham na rede municipal de ensino compareceram à sessão desta segunda-feira, dia 16, para pedir o apoio de vereadores para que possam receber o rateio do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico, o Fundeb.
Solicitam também o pagamento do piso salarial proposto pelo governo federal que é de R$ 950,00 contra os atuais R$ 650,00 brutos que está sendo pago pela Prefeitura.
Segundo o Sindicato dos Servidores, Funcionários Públicos e Professores Municipais de Guarapuava, o SISPPMUG, há quatro anos, quando as educadoras foram contratadas elas não foram incluídas no Plano do Magistério, mas sim no quadro geral do funcionalismo público. “As educadoras estão na sala de aula com formação superior em pedagogia ou em magistério”,observou a presidente do Sindicato Ediane Gomes de Lima.
O Sindicato disse também que o recurso do Fundeb contempla as educadoras. “Dinheiro há, o que está faltando é vontade política do prefeito”, diz.
Outra questão é a revisão do Plano de Cargos e Salários que está sendo proposto à administração municipal. “Fizemos um estudo e já encaminhamos à Secretaria Municipal de Educação, de Administração e à Procuradoria, mas ainda não tivemos nenhum retorno. Com essa revisão as educadoras serão incluídas no quadro do magistério.
O SISPPMUG vai solicitar à Câmara uma Moção de Apoio para uma pauta de reivindicação que está sendo solicitada.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo