Guarapuava – Educadoras que prestam serviços no município, principalmente, nos Centros Municipais de Educação Infantil, prometem lotar as dependências da Câmara de Vereadores na sessão desta segunda-feira, dia 16.
Em contato com a Rede Sul de Notícias na manhã de hoje, as educadoras reclamaram da falta de repasse do recurso do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico, o Fundeb. “Nós nunca recebemos esse dinheiro cujo valor proposto pelo governo federal é de R$ 950,00. Esse é um direito nosso o qual não estamos tendo acesso”, afirmou uma das 70 educadoras existentes no município. Ela pediu para não ser identificada por temer possíveis represálias.
Durante a semana passada a Secretaria Municipal de Educação por intermédio da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura anunciou o rateio de mais de R$ 1 milhão, mas o Departamento Administrativo da Secretaria de Educação do Município confirmou à Rede Sul de Notícias na manhã de hoje que as educadoras nunca receberam esse repasse e vão continuar não recebendo porque não tem direito.
Um funcionário do setor e que pediu para não ter seu nome divulgado informou que o rateio será feito apenas entre diretores, supervisores, orientadores e outros professores que possuem cargos de confiança. “Essa foi a determinação do prefeito (Fernando Ribas Carli)que, inclusive, está pagando com outra verba. O dinheiro para esse rateio não é oriundo do Fundeb”, confirmou.
Disse também que neste ano a Prefeitura vai abrir um concurso público para a contratação de educadores e que a partir desse fato será feita uma nova lei que possibilitará a inclusão dos educadores no rateio do Fundeb.
“Por enquanto os atuais educadores não tem esse direito porque não se enquadram na lei”, ratificou.
Educação
Educadoras se revoltam com exclusão do rateio do Fundeb. Prefeito paga com outra verba
- Por Cristina Esteche
- 16/03/2009